Eleições 2022: conheça as propostas dos candidatos ao Governo do Paraná
Com a chegada das eleições 2022 os candidatos devem informar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quais seus propostas para ocupar o cargo. Com isso, o RIC Mais separou algumas das ações descritas pelos políticos que disputam a cadeira de governador do Paraná, confira.
- Leia mais:
O plano com as propostas de Governo é público e pode ser acessado através do DivulgaCandContas.
Adriano Teixeira (PCO)
O candidato ao Governo do Paraná pelo Partido da Causa Operária (PCO), Adriano Teixeira, preparou uma proposta com sete páginas onde exibe suas ações caso ocupe o cargo.
No documento nomeado como: “Um programa para a luta dos trabalhadores”, o partido foca em reivindicações para a classe operária. Além de melhorias no salário, o plano de governo do PCO também propõe defesa nas áreas de educação – com “verbas públicas apenas para o ensino público – e saúde.
Conforme o plano de Governo, Adriano Teixeira pretende reduzir a jornada de trabalho para o máximo de 7 horas por dia, 5 dias por semana (35 horas semanais).
Confira os detalhes do plano de Governo do candidato clicando aqui.
Carlos Massa Ratinho Junior (PSD)
O candidato do Partido Social Democrático (PSD), Carlos Massa Ratinho Junior, preparou uma proposta de governo a partir de cinco eixos temáticos:
Eficiência administrativa: neste tópico o PSD elaborou cerca de 35 propostas, como “intensificar ações para implantação de Centros Administrativos, com ganhos em economia de recursos e eficiência na gestão do Estado”.
No eixo “Infraestrutura e Mobilidade” estão descritas aproximadamente 44 planos, como a implementação do sistema de iluminação e dispositivos de segurança viária do Contorno Sul de Curitiba, no trecho entre as interseções com a BR-376 (Rodovia do Café) e BR-116.
Em “Desenvolvimento econômico e sustentável” são 55 ações definidas. Entre elas está manter o programa Trator Solidário para fomentar a modernização de equipamentos no campo.
Inclusão social, direitos humanos e cidadania: se eleito, Ratinho pretende trabalhar em cerca de 38 propostas desta “categoria” elencada por ele. O esporte se destaca dentre elas, pois pretende desenvolver “ações inovadoras” na área.
Por fim, dentre os eixos, está o “Direitos básicos e bem estar” com o maior número de atos propostos, mais de 60. Uma transformação no ensino médio está na sua lista.
Confira os detalhes do plano de Governo do candidato clicando aqui.
Gomyde (PDT)
O candidato ao Governo do Paraná pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Gomyde, intitulou seu documento de proposta como: “12 passos para mudar o Paraná”.
Nestes passos, o candidato defende a geração de emprego e propõe mudanças para impulsionar os empreendimentos. A saúde está entre suas prioridades, Gomyde pretende promover a eficiência no gasto público através da implantação de mecanismos de controle, supervisão e avaliação.
No documento ele fala sobre uma “infraestrutura modernizada e logística adequada”.
“No modal ferroviário é preciso completar o ramal da Ferroeste de um lado a Oeste até os estados do Mato Grosso Sul/ Santa Catarina e ao Paraguai, e de outro lado a leste, melhorar o acesso/ e outro ramal em direção ao Porto de Paranaguá”,
descreve o documento.
Na lista de propostas do candidato ainda tem ações que envolvem o meio ambiente, transformações urbanas, uma revolução educacional inclusiva, atitudes para retirar o Paraná do mapa da fome.
Dentre seus tópicos o documento incluiu:
- “Um Paraná justo e igualitário: a política como substantivo feminino”;
- “Um Paraná transparente: o poder público como poder em público”;
- “Um Paraná para o presente e para o futuro: a juventude na política e a política para a juventude”;
O partido também preparou um documento que aborda um plano estadual de segurança pública e defesa social.
Confira os detalhes do plano de Governo do candidato clicando aqui e aqui.
Joni Correia (DC)
Joni Correia, que é candidato pelo Partido Democracia Cristã (DC), separou seu plano de governo em 19 macros áreas.
A primeira área, que é a do abastecimento de água, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e tudo que o inclui conforme a legislação, tem como proposta cinco itens, sendo dois deles:
- Planejar, Regular e financiar o setor, tanto em áreas urbanas quanto rurais;
- Definir as responsabilidades de cada entidade envolvida, inclusive os usuários;
Na macro área de Administração e Previdência, a ação vai focar em:
- Controle de todas as contratações realizadas pelo Estado;
- Operações, Serviços, Patrimônio e Transporte;
- Recursos Humanos, Saúde e Previdência;
Na agricultura, o candidato tem como atribuição principal “Planejar, organizar e controlar a execução das atividades do setor no Paraná”.
Além dessas macro áreas ele ainda tem ações para:
- Comunicação Social
- Cultura
- Desenvolvimento Industrial
- Educação
- Esportes
- Fazenda
- Família
- Habitação
- Infraestrutura e Logística
- Justiça
- Planejamento
- Saúde
- Segurança Pública
- Tecnologia da Informação – TI
- Trabalho e Emprego
- Turismo
Confira os detalhes do plano de Governo do candidato clicando aqui
Professora Angela (PSOL)
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lançou a candidatura da Professora Angela, ao Governo do Estado, na proposta do PSOL os focos envolvem a educação e saúde. Além desses tópicos, outros sete são analisados.
Na educação a candidata pretende: “Fomentar a produção de materiais didáticos a partir de ampla participação dos
profissionais da educação, com apoio das universidades públicas”.
- Promover a interlocução entre educação básica e ensino superior, superando a lógica
mercadológica no que se refere aos materiais didáticos. - Revogar o acordo do Governo Estadual com a Unicesumar referente a implantação do
novo modelo proposto para o Ensino Médio. - Qualificar os espaços escolares para a oferta da educação integral.
Estes são alguns exemplos das propostas descritas por ela. Neste tópico, são listadas 50 ações.
Em defesa a saúde, Professora Angela pretende: “Organizar o planejamento conceitualmente alinhado com os instrumentos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com as realidades regionais, com
participação da sociedade”.
A política ainda pretende:
- Avaliar as condições sócio-sanitárias no âmbito individual e coletivo e os possíveis
riscos à saúde e intervir de modo técnico-científico competente e eticamente
comprometido com os princípios do SUS. - Planejar, implementar e avaliar estratégias de gestão e gerência do SUS e sua rede
de serviços com o objetivo de qualificar a atenção à saúde da população usuária. - Planejar, implementar e avaliar práticas críticas e reflexivas voltadas para as políticas
- públicas sociais afins à saúde como o meio ambiente e a educação.
Sua proposta tem 73 páginas que também elencam ações nas áreas de segurança pública, cultura, esporte e lazer, trabalho e desenvolvimento econômico, gestão pública e outros. O detalhe de cada um desses tópicos podem ser acessados através deste link.
Professor Ivan (PSTU)
O plano de governo do candidato Professor Ivan, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), contém 17 pontos. Dentre as propostas defendidas pelo candidato, destacam-se a estatização de multinacionais, reforma urbana, o fim da Lei de Responsabilidade fiscal, além de políticas públicas contra o racismo e o feminicídio.
O candidato também tem como proposta o fim do pedágio: “O PSTU defende transformar as antigas praças de pedágios em pontos de atendimento aos usuários. Estas praças devem ter equipes médicas e de resgate para problemas mecânicos, acidentes e demais problemas que necessitem de socorro, contendo, também, banheiros e espaços de descanso para os motoristas.”
Em relação às propostas que tem como objetivo a luta contra a LGBTfobia, a desigualdade de gênero e o racismo, o plano de governo elenca os seguintes pontos:
- Fim da Polícia Militar e a criação de uma polícia civil única com eleição de comandantes e participação das comunidades.
- Descriminalização das drogas.
- Política de reparação histórica, com cotas nas universidades e serviços públicos.
- Fim da diferença salarial entre homens e mulheres.
- Legalização do aborto.
- Creche públicas e gratuitas em tempo integral.
- Despatologização da transexualidade e direito ao nome social de transexuais.
- Criminalização da LGBTfobia, fim da exclusão no mercado de trabalho.
- Atendimento médico e psicológico às vítimas de violência LGBTfóbica.
O plano ainda prevê a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem redução de salários, com o objetivo de enfrentar o desemprego, o subemprego e a informalidade.
Leia as propostas do candidato através deste link.
Requião (PT)
Requião, que teve sua candidatura lançada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), apresentou o seu plano de governo com 13 pontos principais de propostas.
Na área da educação, o candidato acredito que ela é: “O pilar da democracia e o Estado tem responsabilidade de ofertá-la para todos e todas.”
- Continuidade e ampliação das ações de alfabetização de jovens, adultos(as) e idosos(as), até que se alcance a superação do analfabetismo no estado do Paraná.
- Apoio e articulação dos sistemas de ensino para a oferta de creches, educação infantil e ensino fundamental para os anos iniciais.
- Retomada e organização dos anos finais do ensino fundamental, com o devido atendimento de qualidade aos adolescentes e jovens dessa etapa tão menosprezada e abandonada da educação básica.
Dentro do plano, também é apontado propostas para a saúde. De acordo com o documento, pretende-se reconstruir e ampliar as políticas públicas de saúde, com foco no fortalecimento do Sistema único de Saúde (SUS). Algumas das ideias apresentadas são:
- Ampliar o acesso da população às ações e serviços de saúde, aumentando a cobertura das Equipes de Saúde da Família (ESFs) de 65% para 80% nos quatro anos de Governo, com aporte financeiro da Secretaria Estadual de Saúde (SESA).
- Implementar a integração da Atenção Básica (AB) com a Vigilância em Saúde e com os outros níveis de atenção da rede por meio das ações de supervisão, de matriciamento e pesquisa, com o fortalecimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
- Fortalecer a Atenção Básica para que seja resolutiva, sendo coordenadora do cuidado e ordenadora da rede de atenção à saúde, bem como sendo capaz de articular-se com as demais políticas públicas locais (Educação, Assistência Social, Conselho Tutelar, Cultura, entre outros), visando impactar os determinantes sociais da saúde.
O documento ainda traz propostas de assistência social, incentivos à cultura, ampliação e acesso de espaços de esporte e lazer, acesso à moradia e outras.
Confira essas e outras propostas do candidato clicando aqui.
Solange Ferreira Bueno (PMN)
A candidata Solange Ferreira Bueno, lançada pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), ao Governo do Estado, disponibilizou o seu plano de governo no site do TSE. Como ato número um de seu mandato, a candidata se propõe: “Determinar uma auditoria geral, ampla e irrestrita em todos os contratos e negócios realizados pelo estado, no governo anterior e em todos os governos antecessores”.
O documento possui sete pontos gerais, com destaque para o segundo tópico, no qual são apresentadas as propostas relacionadas ao meio ambiente, ao esporte, à cultura e afins.
Para a educação, com projetos que visam alterar diferentes setores.
- Eleição Direta para Secretário da Educação.
- Apoio aos municípios para novos Centros Municipais de Educação.
- Apoio à capacitação de professores e aumento de colégios com ensino em tempo integral.
- O professor vai ter voz e voto para definir política salarial.
- Investimentos em Pesquisa e Tecnologia a partir das Universidades Estaduais e
- Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR.
Para a saúde, o plano de governo visa ampliar o número de consultas e exames especializados, bem como a ampliação de cirurgias eletivas. Para isso, a candidata se compromete a superar o orçamento previsto por lei em Saúde, acima de 12% das receitas correntes líquidas.
Para conferir as demais propostas do plano de governo da candidata, clique aqui.
Vivi Motta (PCB)
A candidata pelo Partida Comunista Brasileiro (PCB), Vivi Motta, preparou um plano de governo a partir de 21 temáticas. O primeiro deles é a construção de um Poder Popular, que será exercido através de Conselhos Populares.
“Esses Conselhos serão a espinha dorsal do novo poder, tanto para a implantação de uma cultura verdadeiramente democrática no país, mas especialmente como instrumento fundamental da democracia das/os trabalhadoras/es e de defesa da nova ordem institucional, estruturada no poder popular”,
ressalta o documento.
No âmbito econômico, o pontos principais do plano de governo são:
- A redução da jornada de trabalho semanal para 30 horas sem redução dos salários, com reajuste automático e indexação aos níveis da inflação, promovendo a criação de postos de trabalho e melhorando a qualidade de vida das trabalhadoras e dos trabalhadores.
- Realização de programas de emprego emergenciais, com a criação de frentes de trabalho urbanas associadas a obras de saneamento, habitação, de reforma de escolas e hospitais, bem como de expansão da malha ferroviária estadual.
- Abertura de concursos públicos para expansão dos serviços essenciais, ajustando o piso salarial no serviço público estadual, vinculado ao salário-mínimo do Dieese.
Para a saúde, o documento se propõe à estatizar todo o setor privado de saúde, fornecer medicamentos de alto custo e cobertura vacinal gratuita, ampliar as redes de hospitais regionais de média complexidade, entre outras.
No setor da educação, algumas das propostas que a candidata defende são:
- Apoio à luta pela revogação da Reforma do Ensino Médio e da BNCC.
- Reverter a implementação do Novo Ensino Médio Paranaense, assegurando a permanência das áreas de conhecimentos relacionados à humanidades, garantindo a unicidade das dimensões científicas-tecnológicas culturais nos currículos e propostas pedagógicas.
- Fim da militarização das escolas públicas.
- Concurso público para todas as etapas e modalidades de ensino e fim das contratações precárias e temporárias.
Essas e outras propostas apresentadas no Plano de Governo da candidata Vivi Motta podem ser lidas clicando aqui.