Após cassação de Renato Freitas, Ana Júlia será reempossada pela CMC na terça (23)

por Jonathas Bertaze
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 22 ago 2022, às 06h10. Atualizado em: 19 ago 2022 às 21h14.

A primeira suplente do Partido Trabalhista (PT), Ana Júlia Ribeiro, de 22 anos, foi convocada pela Câmara Municipal de Curitiba para assumir a vaga cassada de Renato Freitas, por definição de grande parte do plenário, no dia 05 de agosto. A posse da nova vereadora será na sessão plenária da próxima terça-feira (23), no Palácio Rio Branco.

A bancada feminina se tornará a maior da história na cidade, com nove vereadoras. Sendo que, Ana Júlia, será a mais nova entre as integrantes da 18° legislatura, e a segunda a assumir uma cadeira na casa. Com seu mandato parlamentar da 1° legislatura, Maria Olympia Carneiro Mochel, com 21 anos, foi a mais jovem.

No dia 05 de agosto, o plenário confirmou a cassação do mandato de Renato, por 23 a 7 votos. Ainda estudante universitária, é a segunda vez que a acadêmica é empossada no cargo. A primeira foi no dia 04 de julho. Porém Freitas retomou ao mandato e, Ana Júlia retornou à suplência, devido a concessão liminar em agravo de instrumento movido pela defesa do parlamentar, em que a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima suspendeu os efeitos Sessão Especial de Julgamento do Processo Ético Disciplinar.

Atualmente, a vereadora cursa Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Em 2016, estava presente na liderança estudantil secundarista durante as ocupações dos colégios estaduais, em contestação à Reforma do Ensino Médio e à Emenda Constitucional 95/2016.

Mostrar próximo post
Carregando