por Redação RIC.com.br
com informações de Guilherme Fortunato

A Câmara de Curitiba convocou nesta sexta-feira (3) o suplente Mestre Pop (PSD) para assumir a cadeira de vereador deixada por Éder Borges (PP), que perdeu o mandato por causa de uma condenação por difamação.

Conforme a convocação, a posse do suplente será na segunda-feira (6), às 9h. Mestre Pop ocupou uma vaga na Câmara por dois mandatos consecutivos, entre 2013 e 2020.

Na segunda-feira (30), o presidente da Câmara de Curitiba, vereador Tico Kuzma (Pros), leu no fim da sessão a decisão da mesa diretora que cassou o mandato do vereador, que teve o trânsito em julgado de uma condenação por difamação. 

Porém, na quarta-feira (1º), Borges conseguiu uma liminar que suspendia o ato da mesa diretora que declarava a perda do mandato. Já na quinta-feira (2), uma nova decisão da Justiça fez valer a oficialização da cassação de Éder Borges.

Condenação

Éder Borges foi condenado pela Justiça por difamação contra a APP-Sindicato, entidade que representa os professores estaduais. O processo é de 2016, quando Éder Borges ainda não era vereador.

Ele diz ter sido condenado por um meme com a bandeira do comunismo em um colégio dizendo que era isso que o sindicato fazia com os estudantes.

Como o caso já transitou em julgado, ou seja, já foi confirmado em última instância, a perda de mandato foi automática, com base na Constituição Federal e na lei orgânica do município. Assim, não precisou nem passar pelo Conselho de Ética.

3 jun 2022, às 15h40. Atualizado às 15h41.
Mostrar próximo post
Carregando