Pacheco vai recorrer da decisão de Zanin que reonerou folha de pagamento

por Mariana Gomes
com supervisão de Brayan Valêncio
Publicado em 26 abr 2024, às 21h30. Atualizado em: 27 abr 2024 às 16h12.
POST 3 DE 3

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta sexta-feira (26) que vai recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin. Na última quinta-feira (25), o ministro decidiu suspender a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia, além das prefeituras.

A princípio, a decisão veio após um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). De acordo com a AGU, a decisão do Legislativo deveria ser precedida de avaliação do impacto no orçamento e financeiro.

Zanin teria decidido pela desoneração por uma urgência de evitar um desajuste fiscal. “Para que se possa assegurar a concretude dos direitos sociais previstos na Constituição, é fundamental que se preserve o equilíbrio das contas públicas”, afirma.

De acordo com o presidente do Senado, ele vai recorrer porque a premissa da AGU não é verdadeira. “Esse requisito evocado pela AGU como descumprido para justificar o acolhimento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) não procede”, justifica. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mostrar próximo post
Carregando