por Redação RIC.com.br
com informações da CMC

Será analisado, nesta terça-feira (12), pela Câmara Municipal de Curitiba, o projeto que tem como objetivo substituir a exigência de atestado médico para ingresso em academias da capital pelo questionário PAR-Q. A proposta é do vereador Marcelo Fachinello (PSC).

De acordo com a proposta, o questionário poderia ser aplicado por demais profissionais da área da saúde além dos médicos, como os educadores físicos. Fachinello diz que a ideia é simplificar e desburocratizar as atividades do setor, um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19.

“Embora o atestado médico seja documento hábil para a comprovação de aptidão para a prática de atividades físicas, a legislação de Curitiba acaba se mostrando defasada, pois elimina a possibilidade de utilizar também o questionário PAR-Q, que é um documento técnico aceito no mundo todo”,

justifica.

Conforme o autor, é “amplamente difundido e utilizado pelos profissionais de saúde do mundo todo”. O questionário, conforme emenda ao texto protocolada por Fachinello, não poderá ser aplicado a gestantes, a menores de 18 anos de idade e aos alunos idosos. Ou seja, nesses casos ainda deverá ser exigida a avaliação médica.

Sobre o exame

Da sigla em inglês para Physical Activity Readiness Questionnaire, o questionário PAR-Q tem sete perguntas que avaliam o histórico médico do interessado em praticar atividades físicas e se a pessoa sente dores no peito, perda de consciência ou tontura. Somente se todas as respostas forem negativas é que o candidato será considerado apto.

11 abr 2022, às 06h31. Atualizado às 07h00.
Mostrar próximo post
Carregando