Eleições 2022: Conheça os aplicativos de celular para votar, fiscalizar e ver a apuração

por Carol Machado
Com informações do TSE
Publicado em 25 set 2022, às 06h10. Atualizado em: 26 set 2022 às 13h54.

Neste período eleitoral é comum se informar usando o celular, mas é preciso tomar cuidado em quais sites e plataformas coletar as informações para não correr o risco de consumir informações falsas, mais conhecidas como fake news, sobre as eleições de 2022.

Atualmente há 4 aplicativos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os eleitores utilizarem durante as eleições de 2022. São eles: e-Título, Boletim na Mão, Resultados e Pardal. Confira cabaixo como cada aplicativo funciona.

Os aplicativos podem ser baixados para smartphone ou tablet , nas plataformas iOS ou Android.  Após instalar as plataformas basta inserir os dados pessoais.

e-Título

O e-Título fornece ao eleitor a via digital do título eleitoral. O app informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. O aplicativo também permite emitir certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. 

Esses documentos podem ser obtidos a qualquer momento, até mesmo no dia da eleição. Os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia da votação poderão utilizar o e-Título para justificar a ausência.

Boletim na Mão

Por meio do aplicativo Boletim na Mão, qualquer pessoa pode conhecer os resultados apurados nas urnas diretamente do celular. O aplicativo foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral e fornece de forma rápida e segura, todo o conteúdo dos Boletins de Urna (BU) impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral. O BU é o documento que contém o total dos votos recebidos pelos candidatos em cada seção.

Resultados

O aplicativo Resultados permite acompanhar a contagem dos votos em todo o Brasil a partir da consulta por nome da candidata ou do candidato. Ele também informa quem foi eleito e quem foi para o segundo turno.

Pardal

O objetivo do Pardal é incentivar o combate à propaganda eleitoral irregular. O aplicativo possibilita fazer a denúncia em tempo real. Após baixar a ferramenta, é possível fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral. 

Entre as situações que podem ser denunciadas estão a prática de propaganda irregular e a participação de algum servidor público em um ato de campanha durante o horário de expediente.

Além dos aplicativos, o eleitor também pode acompanhar o canal no Youtube do TSE, entre os conteúdos estão informações sobre quais documentos levar no dia da votação, sobre o funcionamento da urna, atribuições dos mesários, entre outros temas envolvendo as eleições.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui