Eleições 2022: Disputa entre Alvaro Dias e Sergio Moro para o Senado segue indefinida
A pesquisa Radar, divulgada nesta sexta-feira (23), coloca Alvaro Dias (Podemos) e Sergio Moro (União) em empate técnico pela corrida a senador do Paraná. Na pesquisa estimulada, o candidato à reeleição, Alvaro Dias, obteve 32,5% dos votos totais. Sergio Moro conquistou 27,6% da preferência do eleitorado paranaense.
Leia também:
Considerando que a margem de erro da pesquisa é de 2,7 pontos percentuais, Dias poderia descer a 29,8% dos votos e Moro poderia subir a 30,3% da preferência dos entrevistados, ou seja, empate técnico.
Isso mostra um cenário ainda bastante indefinido, faltando pouco mais de uma semana para as eleições.
Mas quem anda crescendo muito nas pesquisas é Paulo Martins (PL), que nas primeiras entrevistas com a população tinha 4% da preferência do eleitorado. Nesta última, ele já cresceu para 12,3% dos votos totais.
Veja como ficou a pesquisa para senador do Paraná:
A região paranaense onde Alvaro Dias tem mais eleitores é o Sudeste, onde ele conquistou 52,8% dos votos. E a região onde ele tem menos votos é a vizinha Sudoeste, com 25% da preferência do eleitorado.
Já Sergio Moro tem um colégio eleitoral maior em Curitiba e região metropolitana, onde ele tem 30,8% de apoio da população. Na via inversa, ele tem menos votos no Centro-Ocidental e o Noroeste, onde apenas 18,6 e 19,1% dos eleitores votariam no ex-juiz.
Rejeição
A pesquisa Radar também perguntou em quem os eleitores jamais votariam para senador do Paraná. Sergio Moro lidera a rejeição em 20,7% da população paranaense. Já Alvaro Dias tem 15,8% de rejeição.
Veja o índice de rejeição para cada candidato a senador pelo Paraná:
- Sergio Moro (União) – 20,7%
- Alvaro Dias (Podemos) – 15,8 %
- Rosane Ferreira (PV) – 5,7%
- Orlando Pessuti (MDB) – 4,2%
- Desiree (PDT) – 3,4%
- Paulo Martins (PL) – 2,9%
- Roberto França da Silva Junior (PCO) – 2,4%
- Aline Sleutjes (Pros) – 2,2%
- Dr Saboia (PMN) – 2,2%
- Laerson Matias (PSOL) – 1,8%
- Não sabe/Não opinou – 38,7%
A região do Paraná onde Moro tem maior rejeição é no Sudoeste, onde 28,2% dos entrevistados disseram que jamais votariam no ex-juiz. A região onde Alvaro Dias tem maior rejeição é na Centro-oriental, onde 20% dos eleitores não dariam seu voto a ele.
Atualização 24/09: O Grupo Ric esclarece que a pesquisa feita pela empresa Radar Inteligência abrange apenas a forma estimulada para senador, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado. A empresa não realizou pesquisa espontânea, quando não é dado nenhuma alternativa de resposta.
A pesquisa foi contratada pela RICtv, realizada pela Radar Inteligência e está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números TSE/BR 09959/2022 e TRE-PR 06437/2022. Foram ouvidas 1.350 pessoas nas 10 mesorregiões do Paraná entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos.