Entenda o que dizem as pesquisas para o Senado divulgadas em agosto, no Paraná

Explica Aí!

por Jeulliano Pedroso
Publicado em 4 set 2022, às 14h00. Atualizado em: 5 set 2022 às 14h07.

A eleição que irá definir um dos representantes do Paraná no Senado tem recebido uma grande atenção dos eleitores, da mídia e da classe política, justamente porque está mais disputada do que a própria eleição ao Governo, conforme pesquisas que vêm sendo divulgadas desde o segundo semestre, quando o quadro de competidores já estava melhor delimitado. 

Nesta eleição temos acesso a um maior número de pesquisas eleitorais do que no passado, o que é positivo por nos trazer mais elementos para refletir, mas demanda o cuidado de interpretar melhor essa quantidade de informações, antes que elas se transformem em confusão. Opto em trazer aqui um gráfico com os resultados das duas pesquisas para o senado divulgadas no mês de agosto, cujos relatórios completos pude ter acesso:

Realização IPEC (ex-IBOPE):

  • Campo realizado em: 19 e 21 de agosto de 2022;
  • Entrevistas presencial.

Realização Instituto Opinião:

  • Campo realizado em: 28 e 30 de agosto de 2022;
  • Entrevistas presencial.

Gráfico 1 – Agregado de pesquisas para Senado no Paraná

As duas pesquisas têm metodologia de coleta semelhante (ambas presenciais) o que talvez justifique uma variação menor do que o percebido no quadro comparativo dos candidatos a presidente.

Esse quadro nos permite perceber que a disputa ao Senado ainda está bastante concentrada em Álvaro Dias e Sérgio Moro, a despeito do apoio de Jair Bolsonaro (presidente) e Ratinho Junior (governador) para Paulo Martins. Os dois padrinhos, mesmo liderando as intenções de voto no Paraná, não estão conseguindo transferir essa predileção ao seu candidato ou este não está aproveitando ao máximo o potencial dos mandatários neste pleito. Explico um pouco mais sobre o impacto do apoio do governador na disputa ao senado em outro texto publicado no RIC Mais.

Vamos acompanhar o que as pesquisas que serão divulgadas em setembro irão apontar.

Sobre o colunista

Jeulliano Pedroso é sociólogo, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e mestrando em Antropologia Social também pela UFPR. Atualmente é Analista-chefe na Brasil Sul Inteligência.

Mostrar próximo post
Carregando