A recuperação de Jair Bolsonaro (PL) após uma cirurgia no intestino será longa, e não há previsão de alta. De acordo com a equipe médica do Hospital DF Star, em Brasília, onde o ex-presidente permanece internado em uma UTI, os primeiros dias do pós-operatório serão decisivos para o reestabelecimento do paciente. As declarações foram dadas em entrevista coletiva nesta segunda-feira (14).

Decisão do STF pode tornar Bolsonaro e sete aliados réus de ação penal
Jair Bolsonaro foi submetido à sétima cirurgia desde que sofreu atentado (Foto: Isac Nóbrega/ PR)

“Não temos grande expectativas de uma evolução rápida. Nós temos essa primeira fase do pós-operatório, que são essas primeiras 48 horas, que são bastante críticas. Depois das 48 horas, a gente entra em outra fase, que é um pouco mais tranquila”, afirmou o cirurgião Cláudio Birolini, chefe da equipe médica que operou Bolsonaro.

Opinião referendada pelo cardiologista Leandro Echenique, que destaca que será “um pós-operatório muito prolongado. Não há previsão de alta nesta semana”. Bolsonaro passou por uma cirurgia no intestino no domingo (13), a sétima a que foi submetido após ter sido vítima de uma facada na campanha eleitoral de 2018. Ele deixou o centro cirúrgico do hospital por volta das 21h20.

Cirurgia durou quase 12 horas

O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia para liberar o intestino, corrigir aderências e reconstruir a parede abdominal. O boletim médico, divulgado às 21h42, diz que “o procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue”.

equipe médica que operou o ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília
Equipe médica destaca que processo de recuperação do ex-presidente será longo (Foto: Reprodução/Instagram/@michellebolsonaro)

Após a cirurgia, Bolsonaro foi encaminhado em seguida para a UTI. Ele estava sem dores, recebendo suporte clínico, nutricional e de prevenção de infecções, de acordo com os médicos. Birolini afirmou ainda que o ex-presidente permanecerá na unidade de terapia intensiva enquanto não estiver bastante recuperado, e que Bolsonaro está acordado, consciente, conversando e respondendo bem nas primeiras 12 horas após a operação.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui  

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.