Fala, Marc!

por Marc Sousa

O governador Ratinho Júnior (PSD) está em Brasília. Vai falar às 16:30 com o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o cenário eleitoral no Paraná. A ideia é bater o martelo nos nomes da chapa Bolsonaro/Ratinho. Mas essa não é a única conversa do governador no planalto central. A agenda desta quarta-feira é pesada, e inclui encontros reservados com alguns dos principais caciques partidários do país, entre eles o vice-presidente nacional da União Brasil, Antônio de Rueda.

A principal discussão é acertar o nome ao Senado. Bolsonaro quer Paulo Martins (PL), nome que Ratinho também vê com bons olhos. Mas a família Bolsonaro também se preocupa com o Podemos, que tem uma bancada com 8 senadores e é importante na estratégia de reeleição montada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), filho 01 do presidente. Pra fechar com Bolsonaro, o Podemos exige, entre outras coisas, que no Paraná a chapa Bolsonaro/Ratinho, lance Álvaro Dias (Podemos).

A costura das alianças passa também pelo União Brasil. O Palácio Iguaçu quer contar com o tempo de televisão do UB, que tem sozinho tem 1 minuto e 30 segundos em cada bloco dos programas eleitorais, mais as inserções na programação ao longo do dia. Mas pra isso acontecer, é preciso abrigar o ex-juiz Sérgio Moro (UB) na chapa. Ratinho ouviu de Rueda que o acerto com o União Brasil no Paraná será direto com a direção nacional da legenda, sob a supervisão do advogado Felipe Cunha, coordenador da campanha de Moro.

O cenário ideal para Ratinho seria ter Martins, Moro e Dias na sua chapa. Ele ganharia a apoio, e o tempo de TV, de todos e se comprometeria a não declarar voto nem ninguém. O discurso seria que a chapa tem três bons nomes ao Senado, mas isso, é claro, não agrada o trio.

A decisão precisará ser tomada nos próximos dias, a tônica das conversas foi que as pesquisas eleitorais servirão como guias para a batida de martelo. Alguém ficará de fora da chapa.

20 jul 2022, às 15h44. Atualizado às 16h43.
Mostrar próximo post
Carregando