A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) viveu grandes embates nos últimos dias, diante do racha que o PSD, partido do governador Ratinho Junior, enfrentou na disputa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). De um lado Luiz Cláudio Romanelli e do outro Tiago Amaral, ambos do mesmo partido, buscavam essa cadeira. Amaral levou a melhor e Romanelli foi convencido a assumir a Comissão de Orçamento.

Leia mais:

Segundo o presidente da Alep, Ademar Traiano, Tiago insistiu em assumir a presidência da CCJ por ter planos pessoais para o futuro. “É uma posição do deputado Tiago, individual, que pretendia buscar essa possibilidade de espaço. Tem um projeto futuro, segundo ele, tem uma pretensão de buscar uma disputa a prefeito de Londrina e entende ele que essa sua posição interna, de presidente da CCJ, pode trazer também algo mais para essa sua pretensão”, declarou Traiano.

Segundo Traiano, a decisão recebeu o aval do Palácio Iguaçu. Pelo acordo, o deputado Tiago Amaral seguirá sendo o presidente da CCJ pelos próximos dois anos, quando o colegiado será assumido por Romanelli. Até lá, o deputado, que já foi primeiro secretário da mesa diretora da Casa, assumirá o cargo de presidente da Comissão de Orçamento, além da liderança do PSD.

“Acho que essa decisão foi importante para o poder Legislativo, no entendimento, sem rusgas”, disse Traiano. “Levamos ao governador essa decisão e ele plenamente concordou”, concluiu o presidente da Alep.

Brigas internas

Outro ponto que pesou para a saída de Romanelli da disputa pela CCJ, foi o posicionamento do deputado quanto a pautas importantes do governo do Paraná. Mesmo sendo do mesmo partido do governador, Romanelli se colocou contrário à privatização de ativos da Copel e da proposta do governo quanto ao pedágio do Estado. Em ambos os casos, Romanelli se alinhou ao Partido dos Trabalhadores (PT), oposição a Ratinho. Por mais que deputados neguem em público que haja relação entre os assuntos, nos bastidores esta relação é tida como certa.

13 fev 2023, às 15h25.
Mostrar próximo post
Carregando