A presidente da Câmara de Vereadores de Ivaiporã, no norte do Paraná, Gertrudes Bernardy (MDB), corre o risco de perder o mandato após comemorar o aniversário dela e de mais seis servidores em junho de 2021, na sala de reuniões da Câmara. De acordo com a acusação, a parlamentar infringiu decretos municipais relacionados ao combate da Covid-19.

O pedido de denúncia, aceito pelos vereadores em novembro de 2021, sugere que a presidente seja investigada por infração político-administrativa e improbidade administrativa. Entre os vereadores participantes do processo estão Vila Real (MDB), o relator, e o vice-presidente da câmara, Nando Dorta (PTB), nomeado Presidente da Comissão Processante. A sessão para julgar o caso deve ser votada na terça-feira (25).

Apesar da acusação, atividades comemorativas, como aniversários, não estão proibidas no regimento interno da Câmara de Ivaiporã.

Gertrudes foi a vereadora mais votada nas eleições de 2020.

O que diz a vereadora

A vereadora Gertrudes Bernardy disse que a medida é um “ato totalmente político e de machismo” uma vez que outras denúncias semelhantes de celebrações no prédio da câmara envolvendo dois vereadores foram arquivadas. Uma dessas, contra o próprio relator do processo.

Ela também comenta que a comemoração dos aniversários de funcionários é um hábito comum na câmara e todos os que participaram convivem diariamente e trabalham na mesma sala.

O RIC Mais tenta contato com os vereadores que fazem parte do processo.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!

24 jan 2022, às 15h42. Atualizado às 16h07.
Mostrar próximo post
Carregando