5 cuidados para garantir a proteção e bem estar do seu pet

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 4 out 2022, às 00h31. Atualizado às 14h31.

Dia 04 de outubro é uma data para defender a proteção, saúde e bem estar dos animais. A adoção, que já faz parte da vida de milhares de brasileiros, está cada vez mais comum, principalmente depois da pandemia de Covid19 – houve um aumento de 400%. Uma pesquisa do Consumer Affairs aponta que 85% dos millenials (nascidos entre 1981 e 1995) amam mais o animal de estimação do que ao menos um familiar. Por isso, é importante alertar que nossos melhores amigos precisam de atenção e cuidados para garantir seu bem-estar e qualidade de vida.

A veterinária Isabela Oliveira, consultora da Petvi, separou 5 cuidados principais para quem já tem ou pretende adotar um animalzinho.

1 – Vacinação e controle de parasitas

A vacinação, vermifugação e controle de pulgas e carrapatos, vai garantir a proteção do seu pet. Existe uma variedade de patógenos que podem provocar doenças graves em cães e gatos, mas que podem ser evitados através desse cuidado. Por isso, é sempre muito importante consultar o veterinário e manter a saúde do pet em dia

2 – Alimentação

O tutor é o único responsável pela qualidade da nutrição do pet. Isso significa que é ele quem precisa fornecer os nutrientes necessários para o animal crescer, se desenvolver e viver de forma plena. Um tutor responsável deve oferecer ao pet alimentos completos e balanceados, específicos para sua espécie, raça, porte e fase de vida. Além da ração adequada, o bebedouro deve estar sempre limpo, com água fresca e abundante

3 – Banho e escovação

Remover as sujidades da pelagem de cães e gatos ajuda no controle de parasitas e proporciona mais bem-estar a eles. Além disso, é no momento do banho ou da escovação, que você pode observar melhor o seu pet e identificar quando há algo de errado ou diferente. O intervalo ideal de banhos nos cães é a cada 15 dias, ou dependendo das particularidades do animal. Os pelos devem ser bem secos depois, para evitar a proliferação de fungos e afecções de pele. E claro, todos os produtos devem ser específicos para pets. Já os gatos são conhecidos por se limparem sozinhos, e geralmente não gostam de banhos. Então, não é preciso se preocupar com isso. Escovar seus pelos já é o suficiente.

4 – Ambiente

Não basta manter apenas seu animal limpo e livre de parasitas, o ambiente em que ele vive também deve ser higienizado com frequência. Lavar a caminha, os brinquedos e todo o espaço com produtos adequados trará conforto ao pet e pode até mesmo evitar doenças.

5 – Passeios e brincadeiras

Manter o animal ativo com brincadeiras e exercício físico, ajuda a evitar a obesidade e favorece a saúde mental dos pets, reduzindo estresse e distúrbios comportamentais. Para ter esse importante cuidado na rotina, mantenha o ambiente rico, com brinquedos que estimulem a cognição e os instintos naturais, e dedique sempre um tempo de qualidade para curtir com seu filho de 4 patas!

Como a nutrição influencia na saúde do pet?

Tutores responsáveis e apaixonados pelos seus pets, devem ser comprometidos em fornecer os nutrientes necessários para que se desenvolvam e vivam com saúde. Uma alimentação balanceada e nutritiva é a base para aumentar a longevidade do pet. Mas, quais são esses nutrientes? A veterinária os dividiu em duas classificações: Macro e Micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e gorduras, consumidos a partir da ração ou alimentação natural.

“Se você oferece ração ao seu filho de quatro patas, opte pela que esteja de acordo com sua fase de vida, porte, raça, particularidades, e que seja uma boa fonte dos macronutrientes essenciais. Caso seu pet consuma alimentação natural, é importante buscar orientação de um nutricionista veterinário, para que não haja deficiência de macro e micronutrientes na rotina alimentar”, completou.

Já os micronutrientes podem incluir vitaminas e minerais, que são responsáveis por facilitar as reações químicas que ocorrem no corpo, para o bom funcionamento do metabolismo e regulação da função celular. O ideal é que os micronutrientes sejam oferecidos a partir da suplementação, pois a maioria das rações não contém todos os micronutrientes necessários para a melhor saúde dos pets.

“Ao suplementar seu pet, opte por oferecer suplementos completos, que além das vitaminas e minerais, contenham probióticos, colágeno, cúrcuma, propólis, triptofano e outros ingredientes naturais. Assim, além de garantir uma nutrição completa, também estará ajudando seu pet a aumentar a imunidade, melhorar sua função intestinal e função cognitiva, reduzir coceiras, alergias e melhorar a sua mobilidade”, explicou Isabela Oliveira.

Mostrar próximo post
Carregando