por Guilherme Becker
com informações da Prefeitura de Curitiba

Os visitantes do Zoológico de Curitiba têm um novo recinto para ver um animal ameaçado de extinção, que chegou à capital paranaense nesta quinta-feira (21), uma onça melânica, ou mais conhecida como pantera negra. O felino nasceu em um refúgio biológico em Foz do Iguaçu, cresceu em um criadouro conservacionista em Brasília e agora promete encantar o público curitibano.

Cacau é a primeira onça nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (Oeste), e está com 7 anos de idade. A onça passou uma temporada no Criadouro Conservacionista Instituto Nex, sendo um dos últimos exemplares de onça melânica do bioma Mata Atlântica.

Segundo o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Ferraz Evaristo de Paula, a espécie é ameaçada de extinção e a estimativa é que existam apenas 250 onças livres na Mata Atlântica.  “A Cacau já nasceu em um ambiente controlado por humanos, mas os filhos ou netos dela poderão ser soltos na natureza para a preservação da espécie, no futuro”, comentou o diretor. 

Para a nova pantera negra, o Zoológico de Curitiba preparou um recinto especial de 500 metros quadrados, com duas piscinas. O local conta com espaço para o felino correr e várias plataformas e outras estruturas que visam promover o bem-estar animal.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

22 mar 2024, às 07h37.
Mostrar próximo post
Carregando