Gastronomia típica da Festa do Divino: sabores que encantam

por Guilherme Eduardo Morais
com supervisão de Erick Mota
Publicado em 22 abr 2024, às 16h45. Atualizado às 17h02.
POST 4 DE 7

A Festa do Divino é marcada por celebrações, alvoradas, rezas, cortejos, missas, danças, músicas, apresentações e uma gastronomia típica. Os pratos que estão presentes e encantam os fiéis nos vários anos em que a quermesse é comemorada. 

Churrasco dos Sete Dons

Entre os pratos, está o chamado Churrasco dos Sete Dons. Ele costuma ser feito com contrafilé, grelhado em uma chapa e servido com pão francês. O prato representa os sete dons doados pelo Divino, que são Fortaleza, Sabedoria, Piedade, Ciência, Temor a Deus, Conselho e Entendimento. Em relação a isso, são sete temperos usados: cebolinha, cebola, salsinha, óleo, especiarias, água e sal.

Tortinho

Além dele, tem o Tortinho. O nome é inspirado no próprio formato de meia-lua do prato. Basicamente, é um bolinho caipira preparado com uma mistura de farinha de mandioca com farinha de milho branca e vários temperos. O Tortinho também é recheado com carne moída refogada.

Leia também: Música e dança na Festa do Divino: celebrando com alegria

Afogado

Por fim, o Afogado se trata de um ensopado com carne, batata e uma variedade de temperos, assim como os outros pratos da gastronomia típica da Festa do Divino. Conforme a tradição, ele costuma ser servido em cumbucas de barro e acompanhado de farinha de mandioca torrada. Pode ser servido no sábado anterior ao domingo de Pentecostes.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mostrar próximo post
Carregando