Paraná promove mutirão de serviços para pessoas com deficiência
A Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) realizará um mutirão de serviços às pessoas com deficiência (PCDs), em parceria com Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe). A ação acontecerá nesta segunda-feira (17), em Curitiba, capital paranaense.
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No mutirão, os participantes poderão solicitar documentos como o Passe Livre Intermunicipal e a Carteira do Autista (CIPTEA). Também haverá orientações sobre os direitos que possuem as pessoas com deficiência.
“Os mutirões têm dado um ótimo resultado pois proporcionam às pessoas sem acesso a computadores e internet fazerem o escaneamento dos documentos, entrar nos sites para a emissão de documentos e tantos outros serviços”, afirma o chefe do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Côrtes.
A ação acontecerá das 8h30 às 16h30, os técnicos do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência atenderão as famílias para orientar sobre os direitos das pessoas com deficiência. Endereço: Fepe (Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional) – Avenida Prefeito Lothário Meissner, 836 – Jardim Botânico – Curitiba.
Documentos necessários para o dia da ação
Para a emissão do Passe Livre Interestadual
- Requerimento de Passe Livre Intermunicipal;
- Ficha da avaliação socioeconômica;
- Laudo médico de avaliação fornecido por profissional habilitado no SUS – com CID 10 da patologia;
- Uma foto 3×4 (recente e sem danos);
- Cópia da carteira de identidade (RG);
- Cópia do cadastro de pessoa física (CPF);
- Cópia do comprovante de residência;
- Comprovante de rendimentos de todos os membros do núcleo familiar;
- Documentos dos acompanhantes;
- Cópia da carteira de identidade (RG) de até três pessoas, maiores de 18 anos, quando houver prescrição médica da necessidade de acompanhante.
Para a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)
- Documento RG, CPF do autista;
- Documento RG, CPF do responsável;
- Fotografia do autista digitalizada, e deve ser a mais recente possível. Serão aceitas apenas fotos nas proporções usadas para documentos e com boa resolução para impressão;
- Laudo Médico digitalizado. O laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável;
- Exame de tipo sanguíneo digitalizado, que pode constar em qualquer documento emitido por órgão público de Saúde, como carteira de vacina.