Tudo sobre o feriado da Sexta-Feira Santa e seu significado

por Mariana Gomes
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 25 mar 2024, às 21h46.
POST 1 DE 4

Dia 29 é Sexta-Feira Santa, feriado nacional no Brasil. A data antecede a Páscoa, que acontece no próximo domingo (31). Entenda tudo sobre o feriado de Sexta-Feira Santa e o que se lembra nesta data.

O que é a Sexta-Feira Santa?

Também conhecido como Paixão de Cristo ou Sexta-Feira da Paixão, a Sexta-Feira Santa relembra o dia em que Jesus foi crucificado e morreu. É uma data cristã de muita importância para os católicos, marcada pela ampla devoção. Nela, os fiéis buscam entender todo sofrimento de Cristo e o porquê ele fez isto. A inflexão faz os católicos olharem para si próprios e buscarem ser pessoas melhores e mais caridosas.

Muitos buscam abrir mão de alguma prática durante este dia. O mais comum é evitar o consumo de carnes vermelhas. Por isso, o consumo de peixe durante esta data é muito comum entre os católicos.

Além disso, a Sexta-Feira Santa é parte da Semana Santa, que anualmente relembra os últimos dias de Jesus. A semana termina com a celebração da Páscoa no domingo, que culmina com a ressurreição de Jesus Cristo.

Juntamente com a Sexta-Feira Santa, a Quinta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia formam o Tríduo Pascal, que representa um momento de grande devoção para a fé católica. Cada um dos dias possui suas próprias tradições e celebrações religiosas. Como exemplo, um costume da Sexta-Feira Santa é cobrir as imagens de santos para focar a adoração completamente a Deus. Na quinta-feira, faz-se a cerimônia do lava-pés, para relembrar a humildade de Jesus Cristo ao lavar os pés dos apóstolos na última ceia.

Não há missa durante a Sexta-Feira Santa, mas o comum é as igrejas realizarem a Celebração da Paixão de Cristo. Segundo o costume, a cerimônia começa às 15h e realiza uma liturgia da palavra, adoração da cruz e eucaristia. Alguns lugares também possuem o costume de fazer procissões do enterro para encenar a paixão de Jesus Cristo.

Sexta-Feira Santa é feriado?

No Brasil, existem sete feriados nacionais segundo a legislação brasileira. Mesmo que a Sexta-Feira Santa não seja considerada um deles, ela é entendida como feriado religioso e consta no calendário oficial do governo como feriado nacional em 2024.

Portanto, a Sexta-Feira Santa de 2024 é considerada feriado e trabalhadores convocados para o serviço nessa data têm direito a pagamento em dobro ou folga compensatória. Entretanto, é importante frisar que o domingo de Páscoa não é feriado nacional. Por fim, cada estado e município é responsável por determinar ponto facultativo ou feriado para a data. No caso do Paraná, o estado considera a data feriado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mostrar próximo post
Carregando