Paraná gera 53,6 mil empregos para jovens e fica em 3° lugar no ranking nacional

Os dados representam os jovens empregados no Paraná entre os meses de janeiro e maio de 2024, que tiveram avanço de 34,% comparado com 2023

por Mariana Gomes
com informações da AEN e supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 8 jul 2024, às 20h28.

Entre os meses de janeiro e maio de 2024, o Paraná registrou 53.694 novos empregos com carteira assinada para jovens entre 18 e 29. Assim, o estado está na terceira posição no ranking nacional de empregabilidade nesta faixa etária. 

Paraná gera 53,6 mil empregos para jovens e fica em 3° lugar no ranking nacional
O Paraná ficou apenas atrás de São Paulo e Minas Gerais no raking de empregos para jovens (Foto: Divulgação/Gilson Abreu/AEN)

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os dois estados que ficaram na frente do Paraná são do Sudeste. Em primeiro lugar, ficou São Paulo, com 204.429 novos contratos, seguido por Minas Gerais com 76.123.

No Paraná, a participação de jovens no mercado de trabalho representou quase 56% dos 96.019 empregos abertos nos primeiros cinco meses entre todas as faixas etárias. Quando comparado ao mesmo período de 2023, houve um avanço de 34,5%.

De acordo com o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o Paraná também foi o 3° estado que mais gerou empregos formais no país. “A presença de jovens no mercado de trabalho tem sido essencial para colocar o Estado em evidência no cenário nacional, mantendo a terceira colocação no ranking de empregabilidade”, afirmou.

Paraná oferece projetos de qualificação que ajudam jovens a conseguir empregos

Além disso, o secretário afirma que os projetos de qualificação profissional do Governo do Estado contribuem para o desempenho na oferta de emprego aos jovens. “O Governo do Paraná oferece cursos para formação de mão de obra qualificada em todas as regiões e para atender demanda por profissionais em todos os setores da economia. Até o final do ano, teremos em torno de 26 mil pessoas qualificadas para vagas de emprego em que é exigido nível técnico”, revelou. “Essa formação tem alcançado principalmente a juventude, que busca um caminho profissional sólido, aproveitando a oportunidade totalmente gratuita de capacitação técnica”. 

Paraná gera 53,6 mil empregos para jovens e fica em 3° lugar no ranking nacional
Mais de 50 mil jovens conseguiram emprego entre janeiro e maio (Foto: Divulgação/Gilson Abreu/AEN)

Por fim, os dados do Caged apontam que o setor do Paraná com mais jovens empregados é o de Serviços, com 29.005 postos ocupados. Em seguida, estão os setores de Indústria, com 14.910, e Construção Civil, com 4.628.