Festa do Divino: qual a conexão da tradição com outras festividades católicas?

por Guilherme Eduardo Morais
Com supervisão de Carol Nery
Publicado em 25 abr 2024, às 17h47.
POST 7 DE 7

A Festa do Divino Espírito Santo é uma celebração católica que, tradicionalmente, acontece no domingo de Pentecostes, em maio. Ela simboliza o momento que o Espírito Santo apareceu aos apóstolos após a morte de Jesus Cristo e a colheita do trigo. Dessa forma, a Festa do Divino e outras festividades católicas durante o ano se relacionam.

Uma delas é a Páscoa, que comemora a ressurreição de Jesus. No calendário, ocorre primeiro a Quinta-Feira da Ceia do Senhor. Ela relembra a ceia que Jesus Cristo teve com os 12 apóstolos. Em seguida, a Sexta-Feira da Paixão, quando ocorre a crucificação e a morte, o Sábado de Aleluia e, então, o Domingo de Páscoa. Depois de 50 dias, chega-se à data de Pentecostes.

Leia também: sabores que encantam a gastronomia típica da Festa do Divino

Depois, no domingo seguinte à Páscoa, acontece a Festa da Divina Misericórdia. A data foi criada pelo Papa João Paulo II, em 2000. Na ocasião, ele também canonizou Santa Faustina Kowalska.

A relação entre a Festa do Divino e outras festividades católicas também chega ao Corpus Christi, 60 dias depois da Páscoa. Trata-se de uma data que celebra o corpo e o sangue de Jesus, isto é, o pão e o vinho. O corpo, inclusive, é representado pela hóstia (rodela fina e branca feita de pão) que o padre entrega aos fiéis durante o ritual chamado Eucaristia, na missa.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.