Corpus Christi: significado e origem da celebração

A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264 e celebra a Eucaristia

por Jessica de Holanda
com supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 22 maio 2024, às 15h23.

Corpus Christi é uma festividade religiosa da Igreja Católica que celebra a Eucaristia. A data é celebrada 60 dias após a Páscoa e depois do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade. Neste ano, será no dia 30 de maio. Mas você sabe o significado e a origem da data?

Corpus Christi será celebrado dia 30 de maio neste ano
A celebração foi instituída em 1264 (Foto: Jessica de Holanda/ Grupo RIC)

Significado de Corpus Christi

Em latim, “Corpus Christi” significa “Corpo de Cristo”. A tradição diz que Jesus, na véspera de sua crucificação, se reuniu com os apóstolos na ceia e instituiu a Eucaristia. Ou seja, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue, sacramento católico que relembra a Última Ceia.

Origem

O Papa Urbano IV instituiu a festa do Corpus Christi no dia 8 de setembro de 1264. Segundo a tradição, ele recebeu o segredo das visões da freira Juliana de Mont Cornillon. Aos 17 anos começou a ter visões, que retratavam uma lua cheia com uma mancha escura. A Igreja interpretou a mensagem como sendo a ausência de uma festa para a eucaristia no calendário litúrgico.

Leia também:

A celebração

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que Deus alimentou o povo peregrino com maná no deserto. Dessa forma, com a instituição da eucaristia, Cristo alimenta o povo com o seu próprio corpo.

Corpus Christi será celebrado dia 30 de maio neste ano
Os tapetes são decorados pelos próprios religiosos (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

No Brasil, o costume de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. No entanto, no sul do Brasil, chegou com os imigrantes açorianos. Nas cidades que preservam a tradição, os moradores ornamentam as ruas por onde passa a procissão com um tapete desenhado com serragem tingida, palha, borra de café, areia e grãos. Os religiosos participam do trabalho e o resultado é um grande mosaico, com símbolos cristãos, locais e nacionais, compondo uma obra de arte.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!