70% do rebanho bovino do PR foi vacinado contra a febre aftosa

Último dia para comprar e vacinar o gado contra febre aftosa.  Está prorrogado o prazo  para comprovação da vacina  até o dia 04 de junho, terça-feira da próxima semana. A prorrogação é para compensar os dias em que as Unidades Locais de Sanidade Agropecuária  ficaram fechadas devido feriado de Corpus Christi (quinta-feira) e ao recesso do serviço público (sexta-feira). A prorrogação para comprovação, porém, não amplia o período da campanha de vacinação.

Segundo levantamento parcial da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), cerca de 70% do rebanho bovino e bubalino do Estado, com até 24 meses, já apresentaram comprovação da vacinação.  O produtor deve comparecer numa das 132 Unidades Locais de Sanidade Agropecuária do Estado para comprovar que realmente vacinou o rebanho. Estima-se que 4,4 milhões de cabeças estejam nessa faixa etária. Os produtores que quiserem também poderão fazer a comprovação no novo sistema on-line no endereço eletrônico da Adapar.

Chuva

A chuva forte da noite da última segunda-feira (26), derrubou lavouras de milho em municípios da região de Maringá e causou queda de laranja em pomares próximos a Paranavaí. Segundo técnicos da Cocamar, ainda não há dados conclusivos sobre os prejuízos, mas em Ourizona já se sabe que alguns produtores devem pedir Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) porque a produção foi comprometida. Danos também foram registrados em pomares na região de Paranavaí, com granizo do tamanho de uma laranja, Em um único pomar, o proprietário calcula que 30% das frutas caíram.

Milho

E os produtores buscam novas alternativas para venda do milho. Além do Prêmio para Escoamento Agrícola e da Política de Garantia de Preços Mínimos, os produtores poderão contar neste ano com mais uma ferramenta de apoio à comercialização da produção por meio do Contrato de Opção de Venda Pública. O Ministério da Agricultura definiu os preços para os contratos que foram fixados em R$ 19,74 a saca para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso, cujo o valor foi estipulado em R$ 15,12.

Cascavel

Na região de Cascavel, a umidade começa a ser registrada na agricultura. No feijão, as áreas dessecadas foram colhidas com 25% de umidade em média,  nos armazéns há estrangulamento na recepção dos grãos, sem secadores suficientes para atender a procura. Os preços recebidos pelos produtores, no caso do feijão de cor, caíram em função da qualidade do produto e também pela oferta no mercado de São Paulo. Em paralelo o feijão preto tem uma ligeira alta, por conta, segundo os comerciantes, da redução da importação do feijão da China;

E em Ponta Grossa a maior preocupação no momento também são as lavouras de feijão, que aguardam somente o retorno do sol para serem colhidas, com a qualidade começando a ser comprometida nas áreas com feijão carioca, que são atingidas mais rapidamente quando há incidência de chuvas por vários dias.

Para ver as matérias do RIC Rural, clique aqui.

31 maio 2013, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando