Pessoas são o maior bem ativo de uma empresa, sem elas o seu negócio não vai para a frente. Vamos falar um pouco sobre como mixar os diferentes potenciais de seus funcionários para obter o melhor resultado em seu empreendimento.
Em épocas de crise, muito se fala sobre como gerenciar seu dinheiro da melhor maneira, mas o potencial capital da sua empresa não é nada sem as pessoas que o movimentam. Hoje o Projeto Jovem Empresário propõe um tema frequentemente negligenciado por empreendedores: A importância de saber como gerenciar e valorizar seus colaboradores. Pessoas são o maior bem ativo de uma empresa, sem elas o seu negócio não vai para a frente, com muitas desmotivadas ele pode até afundar. Melhor do que apontar problemas, é sugerir formas de solucioná-los, por isso, vamos falar um pouco sobre como mixar os diferentes potenciais de seus funcionários para obter o melhor resultado em seu empreendimento.
Antes de mais nada um planejamento organizado será essencial para que isso aconteça. Pois o planejamento não somente ajuda a esclarecer para os demais membros da equipe (que não tem bola de cristal e não podem adivinhar o que exatamente você quer) o que precisa ser feito, mas também até quando. Sabemos que como empreendedor você tem diversas funções para cuidar, porém, aqueles que lhe auxiliarão a executar essas funções necessitam de uma boa orientação. Faz-se necessário traçar suas diretrizes de forma adequada para que seus funcionários não se percam. Após distribuir as tarefas mantenha-se atualizado, faça avaliações e comentários sobre os trabalhos realizados.
Com seu planejamento em mãos maximizar o potencial dos funcionários deve ser uma das principais prioridades. Trabalhadores descontentes e ociosos que fazem o mínimo serão pesos mortos para sua empresa. Cada empregado que você contratar deve ser considerado um investimento na empresa. Ser capaz de empurrar seus funcionários para o potencial máximo (sem quebrá-los, é claro) aumentará a produtividade e a eficiência da sua empresa. Compreenda se seus funcionários são líderes naturais, seguidores ou inovadores. Aqui estão algumas ideias para ajudar seus trabalhadores a serem o melhor que podem ser – e não odiar você no processo.
Contrate as pessoas certas: Em primeiro lugar, recrute as pessoas certas! Isso parece simples e bobo, mas, na maioria das vezes, os empregadores escolhem a escolha segura – o candidato do meio do pacote que não provocará problemas. Os candidatos que são muito opinativos ou têm “muita personalidade” são muitas vezes excluídos na lista de possíveis contratações devido à sua imprevisibilidade. Seria uma escolha segura, porém pouco desafiadora, pois muitas vezes esses indivíduos possuem características de liderança que aumentariam sua força de trabalho.
Identificar habilidades e áreas existentes para potencial: Do seu pessoal, você deve avaliar o potencial individual. Talvez seu colaborador tenha habilidades em outras áreas, como design de produto ou escrita técnica. Conheça seus funcionários, suas experiências passadas e seus interesses. Muitas vezes, um funcionário infeliz é simplesmente um entediado, preso em uma posição incontestável e insatisfatória. Talvez um determinado funcionário não tenha habilidades externas, mas tem um domínio tão grande de seu trabalho que eles podem ter a responsabilidade de formar novas contratações. Ou talvez eles tenham habilidades externas que possam ser adquiridas em seus tempos livres.
O Google, por exemplo exigiu que seus programadores reservem 20% do seu tempo em projetos pessoais ou com seus animais de estimação, em um esforço para promover a criatividade. Então se você pegar seus funcionários verificando as redes sociais depois de terminar seus afazeres não significa que está perdendo dinheiro, significa que talvez eles necessitam de alguma distração para dar continuidade ao seu processo criativo. Se notar que alguns passam muito tempo ociosos enquanto outros estão sobrecarregados você pode até mesmo alternar os funcionários entre as posições assim garante que todos entendam os diferentes empregos em sua empresa, e possibilita que eles possam substituir os empregos uns dos outros, se necessário.
Nutra e desenvolva talentos em casa: Se você seguiu as etapas acima, você deveria ter uma boa ideia de quem serão seus futuros gerentes. Treine-os continuamente e peça-lhes que treinem outros. Esses potenciais líderes também devem estar atentos às suas intenções de promovê-los. Deixe-os saber que tem olhos sobre eles, para mantê-los competitivos e desafiando sua atenção. Recompense os funcionários que assumem riscos e tentam pensar fora da caixa, mesmo que falhem, uma vez que esta é uma marca registrada de um verdadeiro líder. Dê-lhes reconhecimento e faça com que eles se sintam como uma parte integral e insubstituível da empresa. Permita que esses funcionários organizem e liderem os eventos da empresa em seu lugar.
Em uma breve analogia nem todos funcionam como boas peças para um relógio, então se houver algumas engrenagens que estão ficando presas, como funcionários descontentes, tente repará-los através dos encorajamentos. Se você perceber que essas peças são irreparáveis, esses funcionários terão de ser removidos do relógio para garantir o funcionamento pleno. Ou seja, se você tem funcionários que mesmo depois do encorajamento, não funcionam, é hora de se demiti-los. Mas, após tomar essa decisão deixe claro para outros colaboradores que o funcionário foi demitido porque apesar de todo o apoio não conseguiu agregar melhorar ou contribuir para o local de trabalho.
Essas ideias devem ajudar a maximizar o potencial dos funcionários e, como resultado, você certamente se tornará um empreendedor melhor. Para mais dicas sobre empreendedorismo continue acompanhando as notícias da Comunidade Empreendedora.