“A matéria-prima da sacolinha verde e da garrafa pet vem da cana-de-açúcar, que vai pra fábrica, depois mercado e, em seguida, para o consumidor. Após o uso, o consumidor descarta os materiais no lixo reciclável para repetir o processo”. Essa explicação representada em desenho sobre como funciona a economia circular é do estudante Kleyton Michalak da Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti, primeiro colocado no concurso “Campo Limpo”, projeto de educação ambiental Prefeitura de Maringá em parceria com a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Pecuária (Adita).

A premiação dos três vencedores ocorreu na manhã desta quarta, 29, com a presença do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, acompanhado da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Azevedo Massa, e o vice-prefeito, Edson Scabora. O segundo lugar do concurso ficou com a aluna Eloá Viviane Toth Ribeiro da Escola José Hiral Sallé e o terceiro com Maria Eduarda Borborema Vitorino Escola João Batista Sanches.

O prefeito agradeceu a presença da Luciana Massa e destacou o ensino humanizado e de qualidade oferecido aos alunos da rede municipal pública, enfatizando a importância do concurso nas escolas. “Esse é um projeto que contribui para a formação da consciência dos alunos sobre a preservação do meio ambiente. E ensina as crianças sobre a importância do descarte correto do lixo, afirmou.

Força Feminina

Luciana Massa elogiou a educação básica ofertada aos alunos, salientando que o segredo de Maringá está na força feminina da gestão. “Estar aqui e ver a maneira com que as crianças são tratadas e educadas é muito gratificante. Tenho certeza que as crianças vão sair da escola com uma vida profissional e pessoal digna. E incentivar o cuidado com o meio ambiente é fundamental no ensino primário”, afirmou.

A premiação teve a participação das secretárias da Prefeitura de Maringá: Eliane Maia (primeira-dama de Maringá e presidente do Provopar), Miriam Scabora (vice-presidente do Provopar), Tania Periotto (Educação), Terezinha Pereira (Secretária da Mulher), Bruna Barroca (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá), Sandra Jacovós (Assistência Social), Maria da Penha Sapata (Agência Maringaense de Regulação), Camille Faccin (Compliance e Controle), Erica Magalhães (Obras Públicas), Patrícia Parra (Procon).

Também participaram o vereador Paulo Biazon e o Diretor Executivo do Sistema Campo Limpo da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Pecuária (Adita), Valdir Bacarin,

“Campo Limpo”


Os alunos desenvolveram desenhos com o tema “Vivendo num planeta mais sustentável com a economia circular”.
Os materiais foram avaliados por uma comissão formada por professores, pedagogos e profissionais da área ambiental ligados ao Programa Campo Limpo. A comissão julgadora escolheu três desenhos que atenderam o regulamento do concurso. O vencedor vai participar da fase regional com 11 crianças de todo o Brasil.

29 set 2021, às 12h53.
Mostrar próximo post
Carregando