'Bilhetes da morte' surpreendem clientes em bar no Paraná

Morte envia bilhetes para alertar clientes de bar sobre riscos de beber e dirigir (Foto: Detran-PR)

A campanha de conscientização do Detran-PR usou personagem da morte para enviar bilhetes e alertar sobre os riscos de beber e dirigir

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lançou uma campanha macabra, com participação da morte, para alertar os motoristas que costumam combinar bebida alcoólica e direção. O vídeo “Bilhetes da Morte” usou câmeras escondidas para filmar a reação de clientes em um bar ao receber um bilhete escrito pela própria morte.

“Bebeu? Quer ir embora comigo?”; “Se não for embora de táxi, te pego lá fora”; “Vai dirigir depois de beber? Te encontro no primeiro semáforo”, perguntam os bilhetes. Só depois de ler o recado o cliente é informado pelo garçon sobre a identidade de quem enviou.

“É uma brincadeira, mas com uma mensagem de impacto. Ao ver o ator fantasiado, de capa e foice, as pessoas se assustam, não com medo dele, mas conscientes de que as consequências de beber e dirigir são fatais. Assim, começam a repensar a forma de voltar para casa e preferem pegar um táxi, carona ou transporte público”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O vídeo, produzido por meio da Secretaria de Estado da Comunicação, faz parte das ações do Movimento Maio Amarelo e está disponível na página do Detran-PR no Facebook e no site do Detran. Você pode assistir abaixo:

Acidentes de trânsito causados por ingestão de álcool

No Brasil mais da metade das mortes no trânsito são causadas pelo consumo de álcool. Segundo a Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (Abead) em 61% dos acidentes de trânsito registrados no país, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Entre os casos fatais, o índice sobe para 75%.

Nas rodovias federais que cortam o Paraná, dirigir sob influência do álcool ou embriagado corresponde a 10% dos acidentes com mortes. Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revela que essa é quarta maior causa de acidentes no Estado, ficando atrás apenas de excesso de velocidade (31,2%), falta de atenção (28,5%) e desobediência a sinalização (11,2%).

Lei Seca

A Lei Seca, em vigor há mais de sete anos, determina que o condutor que tiver nível igual ou superior a 0,3 miligramas de concentração de álcool por litro de ar alveolar pode ser preso. Neste caso, o motorista comete crime de trânsito e deve ser encaminhado à delegacia.

Quem se recusa a fazer o teste bafômetro, ou qualquer exame que detecte a influência de álcool ou drogas, paga multa de R$ 2.934,70, tem a carteira de habilitação suspensa por 12 meses e o veículo retido. Além disso, o agente de trânsito pode fazer a comprovação da embriaguez por meio de testemunhas, vídeos e sintomas evidentes como hálito, sonolência e agressividade.

3 maio 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando