Chuvas atrapalham manejo de colheita nas lavouras no Paraná

Chuvas

As fortes chuvas dos últimos dias, que causou estragos em 44 municípios no Paraná, interromperam o manejo e o ritmo de colheita nas lavouras no Estado. A maior preocupação é com o desempenho do milho e do trigo, culturas que estão em fase mais suscetível aos efeitos das chuvas.

Por enquanto, não há indícios de perdas na produção, mas o principal receio é o da redução da qualidade dos grãos, o que pode impactar nos preços recebidos pelos produtores.

Recursos

Todas as apólices subvencionadas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural contratadas no ano passado já têm autorização para serem integralmente pagas no exercício financeiro de 2015.

A medida atende mais de 50 mil agricultores em todo país e possibilita o recebimento de parte dessas operações. Elas estavam pendentes e têm valor de R$ 300 milhões. O texto foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff e publicado no Diário Oficial da União de ontem, quarta-feira (22).

Os recursos da subvenção correspondem à suplementação orçamentária aprovada no final de 2014, que não puderam ser empenhadas no tempo devido.

Estados Unidos

As lavouras norte-americanas da safra 2015/16 não apresentaram melhoras na última semana, de acordo com boletim do USDA, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, divulgado nesta semana.

Os índices de plantações em “boas ou excelentes” condições seguiram inalteradas na comparação semanal, e ainda bem inferiores ao ano passado.

23 jul 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando