Cinco pescadores do Noroeste presos por pesca predatória

Uma investigação do (IAP) de Paranavaí e da Polícia Federal, em Maringá, resultou na prisão de cinco pescadores ilegais no Rio Paranapanema, em Diamante do Norte, no Noroeste do Estado. (IAP)

A Operação Predador começou no ano passado e teve seus resultados divulgados na última na quinta-feira (03), mostrando a forma como os infratores agiam de madrugada para pescar em locais proibidos. (IAP)

Eles capturavam peixes a menos de 100 metros das comportas da Usina Hidrelétrica de Rosana, na divisa do Paraná com São Paulo, o que é proibido. Os detidos também usavam materiais não permitidos, como redes e tarrafas. (IAP)

GPS 

Os técnicos da Secretaria da Agricultura farão marcação de propriedades rurais com GPS  (Sistema de Posicionamento Global), que enviará dados para um satélite. Com isso será possível ter mais precisão na determinação de áreas para estimativa de safras. (SEAB)

Na semana passada  secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, entregou 22 aparelhos para técnicos dos (Deral) Departamento de Economia Rural, dos 22 núcleos regionais da Secretaria. (SEAB)

Anfavea 

Após as fortes vendas de máquinas agrícolas registradas desde outubro de 2012 e da expectativa de recorde de comercialização este ano, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) estima que as vendas internas deverão ter uma desaceleração no próximo ano. (Valor Econômico)

De acordo com a Anfavea, o bom desempenho do setor registrado nos últimos 13 meses e a expectativa de mais quatro meses de boas vendas eram “um acerto do mercado” ante o fraco resultado dos últimos anos, quando houve déficit de compras de máquinas agrícolas perante a necessidade de mecanização. (Valor Econômico)

Frango 

A recente alta do dólar foi um alívio para as exportações brasileiras de frango. Com o câmbio favorável e a abertura de novos mercados, a receita do setor cresceu 6,7%, atingindo US$ 6 bilhões entre janeiro e setembro de 2013.

Mesmo com o aumento na s receitas com exportação, o Brasil está vendendo menos: em 2013, até o momento, foram exportadas 2,86 milhões de toneladas, 2% menos em relação ao mesmo período do ano passado. (Terra)

Pecuária leiteira 

Quarenta e cinco profissionais das cooperativas Batavo, Castrolanda, Capal e Witmarsum iniciaram, na última quinta-feira (03), o curso de pós-graduação em pecuária leiteira, realizado na Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa,  em Curitiba. Promovido pelo Sistema Ocepar, com a coordenação do Sescoop/PR, a especialização tem parceira da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba/MG), Fundagri e Rehagro.

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.

 

7 out 2013, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando