Coluna RIC Rural

O Paraná pode sediar uma das maiores indústrias de produtos lácteos da França, a Senoble, produtora de queijos finos, sobremesas geladas e iogurtes. Os executivos da empresa estiveram na última semana na Secretaria da Agricultura em Curitiba para obter informações sobre a produção de leite e as potencialidades do Estado no ramo da agroindústria. O Paraná é o terceiro maior produtor de leite do País, com uma produção de quase 4 bilhões de litros a uma participação de 12% da produção nacional. O Estado se destaca pela produção de leite de qualidade e também na produtividade mais elevada em relação a outras regiões do país. (AE)
Trigo
E há muita expectativa quanto ao aumento das áreas de trigo em várias regiões do estado, caso a janela de tempo seja favorável daqui para frente. Os preços, sinalizados neste momento, estão incentivando os produtores e há muita procura de sementes nas distribuidoras e cooperativas regionais. Os produtores que são mais ágeis na negociação deverão realizar contratos para garantir preço. (AE)

 Exposição

E começou na última sexta-feira, 08, a 42ª edição da Expo Paranavaí, evento que prossegue até o dia 10 no Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva. Promovida pela Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, a feira apresenta várias raças de animais, leilões, estandes de empresas no segmento de comércio e indústria, praça de alimentação e atrações diversas em sua programação, como shows e rodeio. A expectativa é de que nos 10 dias de feira 200 mil pessoas visitem o Parque e haja uma movimentação de aproximadamente R$ 28 milhões em negócios.(Seab)

Logística

Analistas estão prevendo para as próximas semanas um congestionamento nunca visto na logística de exportação de grãos do Brasil. A estrutura de nossas rodovias e portos será pressionada no limite, por causa de uma safra de 185 milhões de toneladas. O motivo, de acordo com analistas é, entre outras coisas, por causa da lei do descanso para os caminhoneiros que encareceu o frete e retirou milhares de carretas das estradas e ainda por possíveis greves e paralisações contra a Medida Provisória que pretende modernizar os portos. (Faep)

Armazenamento

Um problema previsto nesta safra 2012/2013 é a falta de espaço para armazenar os grãos da supersafra que se estima. Segundo estimativa da empresa de silos e armazéns, Kepler Weber, o país tem hoje um déficit de armazenagem de 40 milhões de toneladas. Para zerar este déficit, indústrias, agricultores e governo precisam investir R$ 10 bilhões. Um exemplo da falta de armazéns está no Sudoeste do Estado, onde a safra de milho está sendo colhida junto com a de soja plantada precocemente. As cooperativas e as cerealistas não estavam preparadas para receber as duas colheitas ao mesmo tempo. (Faep)

 Brasil

Com as exportações brasileiras de milho na safra 2012/13 projetadas em 19 milhões de toneladas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Brasil posiciona-se como um dos primeiros colocados no ranking dos maiores exportadores mundiais. O órgão norte-americano estima que a colheita brasileira em andamento chegue a 72,5 milhões de toneladas do cereal, volume superior à previsão do mercado. (Portal do Agronegócio)

4 mar 2013, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando