Adapar intensifica certificação

A (Adapar) Agência de Defesa Agropecuária do Paraná vai intensificar os trabalhos de certificação e cuidados com o trânsito da maçã comercializada para outros estados. A colheita no Paraná começa este mês, e a medida vai garantir a comercialização da safra também em outras regiões do país. A emissão do (PTV) Permissão de Trânsito de Vegetais é uma norma e federal e garante a qualidade da produção enviada para outras regiões do País. E no Paraná, quem emite o documento são os fiscais da Adapar.
O Paraná responde por cerca de 5% da produção nacional de maçãs. Na última safra o Estado teve uma área de plantio de 1.920 hectares, e colheu 58.200 toneladas do produto, com um aumento de 2% em relação ao ano anterior. A colheita no Paraná segue até março.

Cresce importação de milho para o Japão

As importações de milho brasileiro para o mercado de ração feita pelo Japão devem quase quintuplicar, alcançando três milhões de toneladas no ano financeiro atual, que termina em 31 de março de 2013. Isso elevaria a participação do Brasil no total de milho para ração importado pelo Japão para 30% em 2012/2013, ante 6% no ano anterior, destacou o executivo. Enquanto isso, a fatia dos EUA cairia de 86% para 57%.

Governo avança em conversa com concessionária

O governador Beto Richa disse nesta semana que estão avançadas as conversas com as concessionárias de rodovias do Paraná para a duplicação de todo o Anel de Integração do Estado. Ele citou que o diálogo com as concessionárias já resultou na retomada de obras. Fazendo referência aos contornos de Campo Largo e de Mandaguari e da duplicação dos trechos entre Jandaia do Sul e Apucarana e também entre Medianeira e Matelândia.

Conab divulga levantamento de safra

A Conab divulgou o terceiro levantamento da safra de grãos 2012/13, com estimativa de produção de 180,2 milhões de toneladas. Já a área plantada deverá ser de 51,9 milhões de hectares. O Paraná tem estimativa de produção total em 16,63 milhões de toneladas, sendo 6,54 milhões de toneladas para o milho 1ª safra e 10,08 milhões de toneladas para o milho safrinha. A produção brasileira de soja para a safra 2012/13 está prevista em 82,63 milhões de toneladas. Para o Paraná, segundo produtor nacional, a previsão é de 15,20 milhões de toneladas.

Pescadores se mobilizam

Os pescadores do litoral do Paraná estão se mobilizando fazendo reuniões e abaixo-assinado contra a Instrução Normativa nº 12 de 22/08/2012 do Ministério da Pesca em conjunto com o ministério do Meio Ambiente que, segundo os pescadores, coloca muitas restrições à pesca artesanal.

7 dez 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando