Cancelamento de compra

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou, pela segunda vez nessa semana, um novo cancelamento de compras de soja da China, dessa vez de 540 mil toneladas. O volume seria entregue na safra 2012/13. Essa informação impactou diretamente no mercado, apesar de esse movimento de cancelamento, como já explicado pelos analistas, ser “normal” e conhecido pelos traders.

Rabobank projeta ano positivo

Mesmo que considere improvável uma aceleração da recuperação das economias desenvolvidas e encare 2013 como “nada promissor” em termos de crescimento global, o Rabobank, banco de origem holandesa com forte atuação no agronegócio, projeta que as principais cadeias produtivas do setor no Brasil terão um ano em geral positivo, com demanda firme e preços ainda em elevados patamares para grande parte dos produtos exportados pelo país.

Safra recorde de café

A safra brasileira de café 2012, em fase de comercialização, está estimada em recorde de 50,83 milhões de sacas de 60 kg, conforme o quarto levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado hoje. O resultado representa crescimento de 16,9% em relação à produção de 2011 (43,48 milhões de sacas), e leve aumento de 0,07% ante a estimava anterior, de setembro, que projetava a safra em 50,48 milhões de sacas.

Safra de soja na AL

A América do Sul caminha para uma boa safra de soja, o que pode acalmar um pouco os mercados no primeiro semestre do próximo ano. Dados da consultoria AgRural, de Curitiba, indicam uma safra brasileira recorde de 82,2 milhões de toneladas. Na Argentina, embora o cenário ainda seja bastante incerto, também não se pode descartar uma safra acima de 50 milhões de toneladas. As estimativas mais otimistas apontam para uma safra de 137 milhões nos dois países.

Plano de Carreira Emater

O secretário estadual da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, disse ontém que a aprovação do Plano de Carreira dos Servidores do Instituto Emater pela Assembleia Legislativa do Paraná cria todas as condições para renovação e ampliação do quadro de pessoal da empresa. Segundo ele, vai permitir a reconstituição de sua capacidade de prestar bom atendimento ao agricultor familiar no meio rural paranaense.

Área ampliada

As boas perspectivas do mercado de grãos deverão provocar aumento na área plantada para a segunda safra de milho, soja e feijão no Paraná. É o que aponta levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, divulgado ontem (20)

24 dez 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando