Confusão na Câmara Municipal de Curitiba termina com servidor preso; vídeo

Servidores municipais e agentes da Guarda Municipal brigaram na sessão desta segunda-feira (18) na Câmara Municipal de Curitiba durante a invasão. O plenário votava sobre o reajuste de 3,5% do funcionalismo público quando a confusão foi iniciada.

Servidor municipal é preso em confusão na Câmara Municipal de Curitiba

O caso foi registrado por volta das 9h40 desta segunda-feira e uma porta de vidro, que fica na entrada, foi quebrada. Na ação, um servidor foi algemado e detido pela Guarda Municipal.

Três projetos envolvendo o funcionalismo público estavam com votação marcada: reajuste de 3,5%, prorrogação do congelamento dos planos de carreira e regras à dispensa de servidores para trabalhar nos sindicatos. Os servidores são contra o reajuste.

Veja imagens!

Apesar do pedido de suspensão ter acontecido, Sabino Picolo, presidente da Casa, deu continuidade à votação. Após o retorno da sessão, foi aprovado o projeto da prorrogação da suspensão do plano de carreira.

Servidores estão em greve

Os servidores iniciaram uma greve nos serviços hoje e a Prefeitura de Curitiba afirmou por meio de nota que o funcionamento permanece normal em grande parte das unidades municipais, apesar da paralisação.

“Nas áreas da Saúde, Defesa Social e Trânsito, Esporte, Lazer e Juventude, Urbanismo, Ação Social, Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Nutricional o atendimento está sendo feito normalmente.

Na Educação, uma escola e um CMEI do total de 406 unidades não têm atendimento nesta manhã: o Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos, no Umbará, e a Escola Municipal Dom Bosco, no bairro Cidade Industrial.

No fim de semana, o juiz Irajá Pigatto Ribeiro, concedeu tutela de urgência antecipada determinando que as atividades essenciais do serviço público e o serviço de educação tenham 70% da força de trabalho disponível por turno e/ou unidade. O não cumprimento da decisão resultará em multa diária de R$ 50 mil.”

18 nov 2019, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 15h14.
Mostrar próximo post
Carregando