Conselho Monetário deve votar revisão do preço mínimo do café

O IAP(Instituto Ambiental do Paraná), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama), promoveu nesta semana o primeiro curso de capacitação para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado. O treinamento, feito pelo Ibama2q, irá formar 60 multiplicadores para auxiliar os agricultores. Segundo o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto, no Paraná existem mais de 532 mil imóveis rurais que devem se cadastrar. (AE)

Frango

Os preços do frango vivo continuam em forte desvalorização no mercado brasileiro informou o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Segundo o Cepea, as sucessivas quedas no preço refletem uma oferta superior à demanda pelas carnes o que impacta também no segmento anterior na cadeia, o de frango vivo, e no poder de compra do avicultor, que já recuou mais de 20 por cento frente ao farelo de soja em abril. (Reuters)

Café 

Foi adiada para a próxima segunda (29/4) a reunião do Conselho Monetário Nacional – CMN em que deverá ser votada a revisão do preço mínimo do café. O encontro estava marcado para a tarde de ontem, quinta-feira, em Brasília. A elevação do valor de garantia – congelado há três anos em R$ 261 – é reivindicação central de cafeicultores e entidades do setor de todo o país em campanha por medidas que ponham fim à crise vivida pela cafeicultura. (Agrolink)

A colheita de café já teve início nas regiões mais quentes, e nota-se que os frutos estão mais uniformes e a maturação dos grãos deve proporcionar cafés de qualidade melhor que a do ano anterior, caso não ocorram problemas de chuva na colheita. A preocupação agora é com a falta de mão de obra. (SEAB)

Psicultura 

O governador Beto Richa afirmou ontem durante encontro com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em Pinhalão que vai propor uma alteração na lei ambiental do estado, para dispensar do licenciamento ambiental espaços de criação de peixes com até 20 mil metros quadrados. Hoje, estão liberados do documento tanques escavados de até 10 mil metros quadrados. Essa mudança pode dobrar a produção de pescados no Paraná. (SEAB)

Setor portuário

A partir do dia 3 de maio o Projeto Porto 24 h entra em funcionamento em Paranaguá. Com ele, os serviços federais essenciais para o funcionamento dos portos estarão em plantão eletrônico durante sete dias na semana e 24 horas por dia, para liberação de cargas. O objetivo é dar maior agilidade e reduzir custos. (SEAB)

 Febre aftosa

E a partir do dia primeiro de maio o produtor deve aproveitar o manejo de vacinação contra febre aftosa para imunizar os animais contra outras doenças  e fazer a aplicação de vermífugo.  A recomendação é do coordenador de pecuária da cooperativa Cocamar, Clóvis Aparecido Domingues. Segundo ele, há outras patologias que exigem cuidados e poderiam ser prevenidas, como o carbúnculo sintomático, também chamado de “manqueira” e que ocorre principalmente em animais jovens. A orientação é de que os pecuaristas busquem mais informações junto aos profissionais nas cooperativas.(FLAMMA)

Para ver as matérias do programa RIC Rural, clique aqui.

26 abr 2013, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando