Cultura do trigo deve ser reduzida na próxima safra

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que os juros agrícolas vão ter um realinhamento natural diante da situação que o Brasil está vivendo. O ministro ponderou que o governo quer liberar o mais rápido possível os recursos para o Plano Safra 2015/2016 e do pré-custeio, que garante aos produtores a compra de insumos.

Licenças ambientais

O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) irá intensificar a emissão das licenças ambientais para projetos de aquicultura. O objetivo é aumentar a produção de pescados no estado em até mil vezes, em cinco anos. A medida foi anunciada pelo governador Beto Richa nesta semana em reunião com o ministro da Pesca, Helder Barbalho, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Plantio de trigo

A cultura do trigo segue incerta com relação a previsão de plantio para essa safra. Alguns técnicos de cooperativas relatam que a procura por sementes foi menor esse ano, enquanto outros técnicos apostam na manutenção da área plantada. O cenário mais provável é de uma pequena redução na área semeada.

O plantio da nova safra de trigo do Paraná, começou com duas semanas de atraso na comparação com a temporada passada por efeito do tempo seco e com produtores bastante concentrados na finalização da semeadura do milho segunda safra.

Escoamento de grãos

Com produção de grãos crescente e estrutura de exportação reforçada, o Paraguai estabelece uma rota fluvial de escoamento de soja cada vez mais movimentada.

O embarque em terminais instalados nos rios Paraná e Paraguai ampliam sua área de influência gradualmente. Existe possibilidade concreta de o Brasil exportar pelo Paraguai parte da produção de soja de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

Cana-de-Açúcar

A Safra de Cana-de-Açúcar teve início em praticamente todas usinas da  Região de Umuarama e Cianorte e este ano  com uma estimativa de 220.000 mil hectares com cana de açúcar.

17 abr 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando