Está prevista para amanhã, 31, a publicação do edital da Universidade Estadual de Maringá a emprestar smartphones aos alunos da instituição. Os aparelhos serão destinados a estudantes que não têm internet ou não possuem equipamento para assistir às aulas remotas, que foram aprovadas pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UEM. Para se candidatar, o aluno deve seguir alguns requisitos, como estar regularmente matriculado na instituição, ter renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e seguir o cronograma das disciplinas que serão oferecidas de forma remota. Os aparelhos terão chip de acesso à internet banda larga. Quem emprestar o smartphone precisará assinar um termo de depósito, assumindo a responsabilidade pela guarda e pelo bom uso dos aparelhos.

A quantidade exata de aparelhos smartphones ofertados no edital ainda não está definida, mas a UEM deve suprir a falta de internet e recursos tecnológicos de todos aqueles que se inscreverem e se adequarem aos requisitos. O Ensino Remoto Emergencial terá início no dia 17 de agosto para os alunos da graduação e a intenção é que todos que necessitem tenham recebido os smartphones antes dessa data. Um levantamento feito com aproximadamente 7 mil alunos da instituição mostrou que ao menos 200 estudantes não têm um aparelho que permita assistir às aulas ou encontrar dificuldade para acessar a internet, mas o número pode ser maior, uma vez que a UEM tem cerca de 15 mil estudantes apenas nos cursos de graduação presencial. 

O ano letivo de 2020 ainda não começou, por conta da pandemia do coronavírus, e a decisão do retorno às aulas teve debates acalorados, já que alguns estudantes não queriam a aprovação do ensino remoto. Durante a reunião do Conselho que decidiu pela retomada por meio de aulas não presenciais, uma professora chegou a ofender um aluno usando um termo homofóbico

30 jul 2020, às 17h15.
Mostrar próximo post
Carregando