Você já ouviu falar na expressão “caiu como uma luva”?
Você já ouviu falar na expressão “caiu como uma luva”?
É o que uso para descrever a minha experiência no Projeto Jovem Empresário. Sou fundador da OnChange, um marketplace de soluções de mobilidade que, antes mesmo de nascer, passou por uma metralhada de “pivotagens”: um jovem que não entendia nada do mercado resolveu se aventurar nas promessas que a mobilidade automotiva reserva e, motivado pelo apoio financeiro de uma montadora, idealizou uma empresa que faria o que se considera hoje estado da arte na tecnologia – nuvem, big data e ciência de dados automotivos. A ideia era coletar as toneladas de dados que os veículos geram diariamente e usá-los para a criação de serviços inovadores. Uma proposta que faz brilhar os olhos de quem ouve, mas, após batermos de frente com as barreiras tecnológicas e burocráticas, percebemos (meus sócios e eu) que o tempo que levaríamos para fazer isso seria grande, e não havia nenhum sinal de que teríamos apoio dos big players desse mercado. E, mesmo assim, o Projeto Jovem Empresário acreditou em nós e nos aceitou no programa.
Precisávamos validar nossa solução o mais rápido possível, para sairmos à frente no mercado. E, como num passe de mágica, lá estava o Projeto Jovem empresário nos apresentando o Grupo Barigui. E de portas abertas nos recebeu e estava disposto a nos ajudar! Apresentamos o OnChange para o Angelo Zagonel Neto, diretor financeiro do Grupo Barigui e mentor no Projeto Jovem Empresário. Nunca imaginaríamos já validar com uma empresa tão grande, e o Projeto fez essa conexão muito rápido.
Isso fez o negócio sair do mundo das ideias: desenvolvemos o FleetChange, a solução de gestão de frotas do OnChange, para entregarmos ao Grupo Barigui algo de valor e, de quebra, capitalizarmos a empresa. Apesar disso, estávamos entrando num mercado consolidado e, novamente, percebemos que o trabalho para nos destacarmos seria grande. Estamos usando o FleetChange como um ótimo bootstrap para a empresa, mas entendemos que o foco deve ser outro.
Descobrimos que outras empresas nascentes também enfrentam dificuldades, criando soluções de mobilidade que não encontram tração no mercado – não por carecerem de potencial, mas por atuarem num mercado conservador (os segmentos automotivos ainda estão se ajeitando para as novas tendências) e por dependerem de recursos que dificultam a conversão do cliente (como o usuário precisar baixar um aplicativo no celular para usar o serviço).
Fomos inspirados pelas mentorias e pelos workshops do Projeto Jovem Empresário a validar ideias o mais rápido possível, sem nos preocupar com as “pivotagens” – são essenciais para a sobrevivência dos empreendedores e seus negócios. Com esse mindset, e enxergando a oportunidade que se apresentou, estamos trabalhando para tornar o OnChange O marketplace de soluções de mobilidade: para o usuário, trata-se de um hub de soluções que ele pode integrar para atender às suas necessidades específicas de mobilidade; para as empresas que desenvolvem essas soluções, oferecemos uma plataforma que contorna barreiras de conversão de usuários e facilita a entrada no mercado.
Na primeira semana, antes mesmo da criação da plataforma, cinco potenciais clientes declararam interesse real em submeterem suas soluções ao marketplace do OnChange.
Estamos a pleno vapor, e o Jovem Empresário nos move para frente!