por Carol Machado
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes

Para quem precisa da isenção de taxa para o ENEM 2020 já pode realizar o pedido. O prazo para solicitar a isenção da taxa do Enem 2020 vai até o dia 17 de abril de 2020.

O valor da taxa de inscrição do Enem é R$ 85,00, mas com a isenção, os participantes poderão fazer a prova gratuitamente.

Os isentos não estarão automaticamente inscritos no Enem 2020. Eles terão que se inscrever de 11 a 22 de maio.

Confira abaixo o passo a passo de como realizar a solicitação de isenção da taxa da prova do Enem 2020.

Como pedir a isenção de taxa para o Enem 2020?

  1. É necessário acessar o site do Inep (www.enem.inep.gov.br) clicar em “isenção” e depois informar o CPF e data de nascimento. Após isso, terá um “desafio das figuras”. Responda de acordo com o solicitado e clique em enviar.
  2. Em seguida, é preciso conferir se você se enquadra em uma das três categorias com direito à isenção. Leia as orientações sobre como proceder e clique em “Li e concordo” para avançar e depois clique em continuar.
  3. O próximo passo é conferir seus dados pessoais. Caso não estejam corretos, entre em contato com o 0800 616161. Preencha os dados de endereço e clique em continuar.
  4. Logo após será solicitado que informe a sua situação relacionada ao ensino médio. O sistema disponibilizará caminhos específicos, para aqueles que já concluíram o ensino médio e os que estão cursando.

Aos que marcarem a opção “Já conclui o ensino médio”, devem fornecer informações da escola em que concluíram seus estudos.

enem-2020

Isenção Enem 2020 (Imagem: reprodução site oficial)

Quem pode solicitar a isenção da taxa para fazer a prova do Enem?

  • Estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio na rede pública: o sistema disponibiliza isenção automática.
  • Os beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013 tem direito a não pagamento da taxa. Essa categoria destina-se ao candidato que cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa.
  • Inscritos no Cadastro Único: O Cadastro Único Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é destinado para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Como saber se você conseguiu a isenção da taxa do Enem:

O resultado dos pedidos de isenção estará disponível na página oficial do Enem e está previsto para ser divulgado no dia 24 de abril.

Para quem receber a isenção da taxa da prova, o processo de inscrição será mais simplificado, já que informações escolares e socioeconômicas já terão sido preenchidas na solicitação da gratuidade.

Como recorrer se a isenção for negada?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá recursos de 27 de abril a 1º de maio, exclusivamente pelo site do Enem.

Para recorrer, é necessário anexar os documentos exigidos para a comprovação do direito à isenção. É de extrema importância disponibilizar toda a documentação para que o recurso possa ser analisado corretamente.

E se a isenção for negada mesmo após o recurso, os participantes terão que pagar a taxa de R$ 25 se desejarem se inscrever no Enem 2020.

O participante saberá se seu pedido foi negado ou aceito através do e-mail cadastrado e pelo celular informado na solicitação.

Documentação necessária para a isenção da taxa do Enem 2020

Para ter o benefício da taxa reduzida para fazer a prova do Enem é necessário preencher um questionário no próprio site do Enem. Não é necessário nenhum documento comprobatório para solicitar a isenção da taxa do Enem 2020.

Basta realizar o preenchimento do questionário socioeconômico, que contém 25 perguntas no site oficial do Enem. Os dados informados são de uso restrito.

É importante lembrar que as informações do questionário não poderão ser alteradas após a conclusão da solicitação de isenção. Portanto, confira seus dados, depois clique no botão “Enviar Solicitação” para concluir.

Para acompanhar sua solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem é necessário se cadastrar no Portal Gov.br e criar uma senha de acesso. Caso já tenha se cadastrado anteriormente, acesse a Página do Participante.

O resultado do Enem 2020 está previsto para janeiro de 2021. Mais informações estão disponíveis no edital do Enem 2020.

6 abr 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando