Escola Segura na Região Metropolitana: 40 escolas vão receber o projeto

Publicado em 10 set 2019, às 00h00.

Nesta quarta-feira (11), o Governo do Estado dá início ao projeto Escola Segura em 40 colégios da Região Metropolitana de Curitiba.

Escola Segura em Curitiba e região: saiba quais escolas vão receber o projeto

As cidades que vão receber o projeto são: Pinhais (4), São José dos Pinhais (7), Piraquara (5), Almirante Tamandaré (5), Colombo (5), Fazenda Rio Grande (4), Campo Largo (4), Campina Grande do Sul (2) e Araucária (4). A iniciativa envolve 78 policiais militares.

Além disso, o projeto já beneficia 31 escolas, com a atuação de 60 PMs em Londrina e Foz do Iguaçu.

Entenda o programa Escola Segura

O Programa Escola Segura começou em maio e deve ser ampliado para todas as regiões do Paraná em breve.

“É um compromisso que conseguimos tirar do papel. Nossos policiais ficarão nas portas das escolas para cuidar dos alunos, dos professores e dar tranquilidade para os pais”, afirmou o governador Ratinho Junior.

A decisão de aderir ao programa é da direção de cada escola e da comunidade escolar. Dessa maneira, após a inscrição a Secretaria da Educação e do Esporte faz a seleção das unidades.

A escolha considera critérios técnicos como localização, número de estudantes matriculados e a quantidade de turnos.

Por fim, o reforço policial fica a cargo da Secretaria da Segurança Pública. O trabalho é feito por PMs da reserva que optam por voltar ao trabalho.

Para atuar no programa, policiais passam por treinamentos, exames psicológicos, físicos e tem o histórico social analisado.