O Paraná terá capacidade para prever com até três dias antecedência os eventos meteorológicos e potenciais desastres naturais. Atualmente a antecedência é de um dia. O novo prazo, inédito no Brasil, foi anunciado na quarta-feira (05), em Curitiba, pelo governador Beto Richa, durante solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Richa anunciou investimentos para a modernização do sistema de monitoramento na prevenção e alerta de desastres naturais no Paraná. (SEAB)

MP dos Portos

A presidente Dilma Rousseff sancionou na quarta-feira (5), o projeto de Lei conhecido como MP dos Portos, que estabelece um novo marco regulatório para o setor. O texto foi sancionado com 13 vetos, entre eles, o que estabelecia prorrogação automática dos novos contratos de concessão e arrendamento de terminais em portos públicos. O governo considera que foram feitos dez vetos, pois valia por assunto. No entanto, 13 itens foram retirados. (Notícias Agrícolas)

Feijão

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse que para conter a subida no preço dos alimentos, entre eles o feijão, o governo avalia importar o produto. Segundo ele, o governo tentará manter o preço ao consumidor por aumento na produção ou por garantia de preços mínimos ao produtor, incentivando o plantio. Analistas dizem que o consumo interno no Brasil é de cerca de 700 mil toneladas de feijão carioca e não há produção suficiente fora do país para abastecer o mercado. (Notícias Agrícolas)

Porto

O Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu, até o mês de maio, 155.672 caminhões carregados com grãos. O volume é o maior registrado até agora pelo Porto e, apesar do fluxo intenso, não foram registradas filas de caminhões no acesso ao Pátio. Considerando a movimentação apenas do mês de maio, chegaram ao Pátio de Triagem de Paranaguá 41.250 caminhões, 18% a mais do que foi registrado em maio de 2012. (Página Rural)

Soja 

A Emater e Secretaria da Agricultura de Maringá realizam na sexta feira (07), a 18 ª Festa da Colheita da Soja e a divulgação da final do Décimo Concurso Regional de Redução de Perdas na Colheita da Soja. O evento será realizado no Centro de Tradições Gaúchas de Maringá na BR 376, saída para Campo Mourão. (EMATER)

Laranja 

Foi iniciada a colheita da laranja no Paraná.  As pastagens ainda possuem um bom volume de massa alimentar pro gado e os preços da mandioca apresentam queda variando de R$ 290,00 a R$ 300,00. Após as chuvas os trabalhos no campo seguem em condições normais. (SEAB)

Na região Oeste, os produtores retomaram o plantio das culturas de inverno – trigo, aveia e cevada – mesmo com dificuldades devido à alta umidade no solo. (SEAB)

Café 

A produção e mecanização do café adensado é tema de debate desta quinta-feira (06), em Londrina. Técnicos do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) se reúnem com os agricultores para apresentar o programa de melhoramento genético do café. Outros assuntos estão em pauta como a arquitetura das plantas, poda, irrigação e alteração de clima, além de novas tecnologias que facilitam a colheita. (SEAB)

Efapi 

Já estão na fase final os preparativos para a 36ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi). Este ano, a previsão é que o evento receba cerca de 400 mil visitantes. A feira mudou a data nesta edição e acontece de 28 de junho a 07 de julho, no Centro Agropecuário e Centro de Eventos de Ponta Grossa . O objetivo da feira é trazer novidades e oportunidades de negócios no setor agropecuário, industrial e comercial. (SEAB)

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.