Falta de armazéns e silos ameaça safra de grãos no Brasil

Falta de infraestrutura

Se confirmar a safra recorde prevista, de mais de 208 milhões de toneladas de grãos, os armazéns e silos disponíveis hoje no Brasil não serão suficientes para guardar o que sair do campo.

A Conab, Companhia Nacional de abastecimento, informou que o país pode armazenar apenas 155,14 milhões de toneladas, um déficit de quase 54 milhões de toneladas.

Colheita

A proximidade do encerramento da colheita da segunda safra de milho elevou ainda mais a projeção de safra recorde de grãos para este ano no Paraná, para 38,5 milhões de toneladas.

A segunda safra de milho está com bom desempenho de produção, apesar do elevado índice de chuvas ocorrido na primeira quinzena de julho, e pode resultar num volume recorde de 11,2 milhões de toneladas, que será 8% maior do que igual período do ano passado.

Fiscalização

E a Vigilância Sanitária passou a fiscalizar mercados e feiras livres para verificar se os comerciantes e feirantes estão disponibilizando ao consumidor a rotulagem contendo a origem e o prazo de validade de produtos hortícolas.

Desde o dia 1º de julho de 2015, os hortigranjeiros comercializados no Paraná devem seguir a resolução número 748/2014 da Secretaria Estadual de Saúde, que regulamenta a rotulagem dos produtos hortícolas in natura a granel, ou embalados, comercializados no estado do Paraná.

2 set 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando