Governo estadual quer organizar o recolhimento de agrotóxicos

Importadores chineses cancelaram a compra de mais uma carga de soja do Brasil, em função do atraso no embarque provocado pelo caos logístico existente no País. Os chineses alegam que houve quebra de contrato.  Ainda não há dados exatos sobre o volume da compra cancelada, mas segundo os exportadores foram “vários navios”. Em março, a Sunrise, maior comercializadora chinesa de soja, já havia cancelado a compra de quase dois milhões de toneladas, também devido aos atrasos brasileiros na entrega. (Agrolink)

Recolhimento de agrotóxicos 

Os produtores rurais que possuem agrotóxicos ou algum tipo de defensivo agrícola proibido em sua propriedade têm até o dia 15 de agosto para preencher uma auto declaração na Emater informando a posse desses produtos. O objetivo do cadastramento é para que o governo do Estado organize o recolhimento desses materiais ainda neste ano, sem penalizar os agricultores. (Ocepar)

Grãos 

A semana na região de Maringá foi de tempo bom, o que colaborou para o encerramento da colheita de soja e plantio do milho segunda safra. Com relação a cultura do trigo, o plantio encontra-se em ritmo normal, chegando 30% da área estimada. O bom desenvolvimento vegetativo do milho segunda safra tem animado os produtores rurais na expectativa de uma boa safra, se as condições climáticas forem favoráveis.

Tempo

A semana começa com tempo firme, pouco frio e clima seco podendo chover  amanhã terça feira. Na quarta-feira (24), o tempo volta a ficar firme. As operações de colheita estão bastante adiantadas para o milho e soja. Produtores estão realizando plantio de aveia preta ou aveia azevém que servirão para pastagens de inverno, cobertura do solo e preparação de silagem pré-secado.

Feijão

A colheita do feijão segunda safra está começando e boa parte das plantações ainda está verde. Na região Oeste, ainda há lavoura na fase em formação e enchimento dos grãos, mas o que mais preocupa é o clima. O frio que tem feito nos últimos dias está atrasando o ciclo do feijão. Algumas áreas devem  demorar cerca de trinta dias para serem colhidas. A preocupação agora é com a chegada de novas frentes frias. Não há previsões de chuva para esta semana.

Preços

Após a forte alta do ano passado, em virtude das quebras de safra nos Estados Unidos e no Hemisfério Sul, os preços do milho e da soja devem recuar na temporada 2013/14, previu o gerente de oleaginosas e produtos pecuários da Conab, Tomé Luiz Freire. Segundo ele, a tendência tende a se inverter com a perspectiva de um aumento expressivo na colheita americana deste ano. Ainda de acordo com Tomé Freire, os preços da commodity devem cair abaixo do valor mínimo definido pelo governo, o que deve forçar a estatal a entrar no mercado. (Valor)

Indústrias de alimentos

De acordo com a Agência Reuters de Notícias a redução de gastos na compra de grãos e os preços mais firmes das carnes suína e de frango beneficiam as margens de indústrias de alimentos, após o repasse do aumento dos custos de 2012, mas o comportamento do consumidor diante de produtos mais caros pode limitar novos reajustes, disseram especialistas do setor. A Ubabef estima que os preços do farelo de soja recuaram cerca de 20 por cento e os do milho 15 por cento desde janeiro.(Reuters)

Agronegócio

O aumento do prazo de vigência, de 12 para 18 meses, do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2013/2014, está entre as medidas sugeridas pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), para avanços do agronegócio no país. Segundo ela, a mudança vai permitir maior preparação dos produtores, além de permitir que possam programar suas atividades com antecedência. Para que os recursos sejam melhor aproveitados, a sugestão da senadora é que o montante seja direcionado aos produtores e não aos bancos. (Agência Brasil)

22 abr 2013, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando