por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) informou que as inscrições do ProUni previstas para iniciarem nesta terça-feira (28) estão temporariamente suspensas em decorrência de uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região.

Inscrições Prouni: ministério ainda não estipulou nova data

De acordo com o MEC, a decisão foi tomada após TRF suspender a divulgação do resultado das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Dessa maneira, o cronograma do Sisu e do Prouni só serão divulgados após uma decisão final da justiça.

Apesar da decisão, o Ministério da Educação informou que os estudantes poderão consultar informações referentes às 251.139 bolsas relativas ao primeiro processo seletivo do Prouni de 2020 no site do programa, uma vez que se trata apenas de uma informação.

Entenda o que levou a decisão

O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior e o Prouni oferta bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior, e ambos utilizam notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

prouni e sisu

Devido a comprovação na falha da correção de algumas provas do Enem, a justiça atendeu o pedido da Defensoria Pública da União de suspender a divulgação dos resultados do Sisu para não comprometer a transparência do procedimento que dá acesso às vagas de ambos os programas.

Segundo a DPU, em seu pedido, a revisão das notas pode provocar alteração nos resultados finais de todos os candidatos. E essa alteração, ainda que de décimos, pode ser a diferença entre conseguir ou não a vaga pretendida.

28 jan 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando