Investimento na poupança: Saiba como investir e quais os riscos

por Lais Andrade
da equipe RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes. Com informações do Sicredi
Publicado em 27 abr 2020, às 00h00.

econoEm um momento de incertezas, os brasileiros estão optando por investimentos mais seguros, como o investimento na poupança. Afinal, é importante investir e poder contar com uma reserva financeira, para lidar com imprevistos ou poder planejar o futuro com mais segurança.

Como realizar investimento na poupança

A poupança é uma modalidade de investimento classificado como seguro, que possui remuneração mensal e isenção de imposto de renda e IOF para pessoas físicas. É possível utilizar a conta poupança normalmente para novos depósitos, aplicações e resgates durante o período de investimento.

Fonte: (Sicredi)

Para começar a investir, é necessário realizar a abertura da conta em uma agência bancária, por meio de um gerente. Não esqueça de consultar quais as condições e documentos solicitados, no banco da sua escolha. Você não precisa começar com muito dinheiro e pode resgatar esse valor quando quiser.

Quais os riscos do investimento na poupança

No atual cenário econômico, que tem exigido investimentos mais seguros por parte dos brasileiros, a poupança é extremamente competitiva.

A poupança é um investimento de baixo risco. O risco presente nessa modalidade de investimento está associado a uma possível falência do local onde o dinheiro foi aplicado.

Dicas para começar a poupar dinheiro e investir

O primeiro passo para assumir o controle da sua vida financeira, é colocar na ponta do lápis os seus rendimentos, gastos fixos, gastos programados e metas. É importante ter total ciência do quanto você ganha, gasta e do valor que pode poupar.

Existem três aspectos que devem ser levados em consideração, por você, que começou a investir agora:

  1. Guarde o que sobrar;
  2. Estabeleça metas;
  3. Faça investimentos para multiplicar.

“A poupança é e sempre foi uma das modalidades mais tradicionais do brasileiro, pela simplicidade, facilidade e conveniência em realizar. Exige aportes pequenos e faz o investidor ir criando cultura da educação financeira, uma vez que passa a ver mês a mês as suas economias aumentarem, de um jeito simples e sem sobressaltos.”, explica o diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson Felix de Sá.

Para incentivar o hábito de poupar, a empresa Sicredi está premiando associados nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, por meio da Promoção Poupar e Ganhar sem Parar.

Fonte: Sicredi

Mostrar próximo post
Carregando