Lava Jato: Procurador vê muito trabalho pela frente após 3 anos de operação

O procurador da República responsável pela força-tarefa da Operação Lava Jatofala com exclusividade ao repórter da RICTV Marc Sousa. (Foto: Reprodução/RICTV)

O procurador da República Roberson Pozzobon faz um balanço da maior operação do país, no dia em que ela completa três anos; assista!

Há três anos, uma simples investigação de lavagem de dinheiro em um esquema de tráfico de drogas deu início ao que se transformou na maior operação contra a corrupção que o Brasil já viu. Em uma entrevista exclusiva ao repórter da RICTV Marc Sousa, o procurador da República Roberson Henrique Pozzobon, que fez um balanço da Lava Jato até agora e prevê que ainda há muito trabalho pela frente.  

Os números impressionam: são 38 fases que que resultaram em 198 prisões. Vinte pessoas estão presas na sede da Polícia Federal em Curitiba e no Complexo Médico Penal de Pinhais, em Pinhais, na Região Metropolitana da capital paranaense. Os investigadores apreenderam 45 milhões de documentos, provas que ajudam a encontrar o rastro do dinheiro desviado da Petrobrás.

A investigação já atingiu três continentes. São 131 pedidos de cooperação com 46 países. O juiz Sérgio Moro já condenou 89 pessoas. Somadas, as penas passam de 1.300 anos. Ao todo, 155 delatores entregaram tudo o que sabiam e ajudaram a recuperar cerca de R$ 4 bilhões. Mas os investigadores querem mais, e trabalham para devolver R$ 10 bilhões aos cofres públicos.

O futuro da operação

Questionado sobre até onde vai a Lava Jato, Pozzobon é categórico e demonstra disposição: “Até onde forem praticados crimes”. O procurador diz que o aniversário de três anos da operação faz as pessoas pararaem parar e refletir, mas que ainda não é o momento de ser saudosista. “Mais do que olhar no retrovisor, eu perfiro olhar para frente”, afirma o procurador.

Confira a íntegra da entrevista!

Leia mais

Repórter da Record TV acredita que Lava Jato é divisor de águas

Operação mexe com vida de curitibanos e cria oportunidades de negócio

17 mar 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando