Lula chora ao falar sobre denúncia e se coloca à disposição do MPF

Ex-presidente Lula vira réu na Lava Jato Foto: Roberto Parizotti/Cut

Ex-presidente, Marisa Letícia e outros seis foram denunciados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Discurso foi realizado nesta quinta (15), em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (15), que está à disposição para ser investigado pelo Ministério Público Federal (MPF). Lula falou sobre a denúncia apresentada pela força-tarefa da Operação Lava Jato contra ele, sua esposa, Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, o empreiteiro da OAS Léo Pinheiro e outras quatro pessoas. 

Lula pediu ainda que “as pessoas boas” do MPF não permitam que “meia dúzia” estrague o histórico da instituição.

“Querem me investigar, me investiguem, querem que eu preste depoimento, que convoquem. Só quero que sejam verdadeiros e honestos comigo, que respeitem a dona Marisa”, disse, com voz embargada, ao falar da esposa.

Lula disse que não conhecia os parentes “desses meninos”, ao se referir aos procuradores, mas que “certamente não são melhores que a dona Marisa”. Ele também se emocionou ao lembrar que passou fome com os irmãos.

Lula pediu que os procuradores peçam desculpas a ele se não puderam provar os crimes denunciados. “A palavra desculpa é nobre, mas não continuem tentando inventar coisa para justificar a primeira mentira, a única coisa que eu peço para vocês é que respeitem minha família”, falou o petista.

O ex-presidente afirmou que está à “inteira disposição” das pessoas sérias do Ministério Público e da Polícia Federal e, inclusive, sugeriu aos procuradores que levem seu acervo guardado no Banco do Brasil para o prédio do MPF. “Coloquem meu acervo lá, por favor, eu não tenho onde guardar”, disse.

Ao falar sobre o governo de coalizão, para conseguir apoio político, em referência à acusação contra ele do Ministério Público, ele questionou como Rodrigo Janot teria montado sua equipe no MP e como se montou a equipe de delegados da Polícia Federal. Lula falou que o PT deve ter orgulho por dar exemplos de boa governança.

Ao se encaminhar para o final do discurso, Lula tirou o casaco e mostrou que estava com uma camiseta vermelha com a logomarca do PT.

“Eu vou beijar (a camiseta) e quero dizer a quem não gosta do PT, a quem odeia o PT, que daqui para frente, cada petista nesse país tem que começar a andar de camisa vermelha”, concluiu.

Provas
Lula disse também não compreender a convocação de uma coletiva, feita na quarta-feira (14) pela força-tarefa da Lava Jato, para falar de “convicção” e não apresentar provas. Ele lembrou a história do helicóptero apreendido pela Polícia Federal com quase meia tonelada de cocaína.

“Eles viram o avião, a cocaína, mas não tinham convicção”, ironizou.

No pronunciamento, o petista disse também que ninguém respeita a lei neste país como ele. Por fim, chorando, Lula disse que conquistou o direito de andar com a cabeça erguida.

“Provem, provem uma corrupção minha que eu irei a pé para ser preso. Sinceramente pensei que estava em outro país.” O ex-presidente questionou: “A custa de quê todo esse espetáculo?”

Ele disse que se o tirarem da política, o país enfrentará muitos problemas. “Meus acusadores e parte da imprensa estão mais enrascados do que pensam que eu estava. Vocês terão problema com o golpe que deram, com a retirada dos direitos dos trabalhadores deste País, de entregar nosso pré-sal e Petrobras, a Caixa Econômica Federal, assim não precisa de governo, é só colocar um vendedor. “Governo de verdade é aquele que diz que pobre tem direito de andar de avião, de ser engenheiro, médico e até procurador.”

Lula lembrou ainda que tem uma vida política neste País, de caminhada para criar o PT. “O que me faz caminhar pelo País são minhas ideias, com a convicção, senhores procuradores, de que este País pode ser melhor, que é possível mudar este País. Participei da maior inclusão social neste País, sem dar um tiro. Não consigo entender (a denúncia da Lava Jato). Sou hoje cidadão que construiu a vida comendo pão que o diabo amassou.”

15 set 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando