Nesta sexta-feira (18), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um trio suspeito de instalar dispositivos para clonar senhas de cartões de crédito em caixas eletrônicos de um shopping localizado no centro de Curitiba.

Conforme a PCPR, um homem de 35 anos, e duas mulheres, de 31 e 62, foram presos.

Trio instalava dispositivo pra clonar senhas

De acordo com a polícia, o trio foi pego tentando instalar dispositivos conhecidos como “boquinha” ou “tampinha” em caixas eletrônicos do shopping, com o objetivo de clonar o cartão e a senha das vítimas.

clonar cartao em curitiba

(Foto: PCPR)

Segundo a investigação, o trio é natural de São Paulo (SP), e já eram investigados desde junho deste ano.

Conforme a polícia, os criminosos vinham a capital paranaense somente para cometer o crime.

Investigação sobre o crime apura o envolvimento de outros indivíduos

A prisão dos indivíduos aconteceu logo depois da polícia ser comunicada por seguranças do shopping uma movimentação suspeita no local.

trio dispositivo pra clonar senhas

(Foto: PCPR)

Nesta segunda-feira (21), o delegado Guilherme Dias, da Delegacia de Estelionato, informou que a maioria das vítimas eram pessoas de idade, e que as investigações continuam com o intuito de apurar o envolvimento de outras pessoas no crime.

“A associação criminosa vem praticando golpes pelo menos desde junho. (…). Uma pessoa instala o dispositivo no caixa eletrônico antes da vítima que eles selecionam usar o local. Geralmente são pessoas vulneráveis e idosos. Depois, outra pessoa passa a interagir com a vitima, passa a tentar ganhar confiança dessa vítima para obter todas as informações do cartão de crédito, para aí sim retirar valores dessas contas bancárias”, explica o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, o dispositivo instalado é aparentemente invisível, e tem o objetivo de reter o cartão de crédito, fazendo com que a vítima acredite que o problema é do caixa eletrônico.

Em seguida, assim que a vítima desiste de tentar obter o cartão de volta, os criminosos retiram o cartão do local, e passam a utilizar o cartão para compras e saques.

Até o momento, não é possível estimar o valor roubado no golpe.

Assista ao vídeo divulgado pela polícia: