Vídeo: policial agride mulher grávida durante ocorrência: "você está enforcando ela"

por Renata Nicolli Nasrala
com informações do Estadão Conteúdo
Publicado em 5 fev 2020, às 00h00.

Um vídeo mostra o momento em que um policial militar agride uma mulher grávida durante uma ocorrência em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo (SP), na tarde desta terça-feira (4).

Nas imagens é possível ver quando o homem posiciona o joelho sobre a barriga da mulher enquanto ela alega que não está resistindo a prisão.

Policial agride mulher grávida enquanto testemunha implora para que ele solte a vítima

No mesmo vídeo o policial segura a mulher pelo pescoço, sufocando a vítima. Ao mesmo tempo, uma testemunha grita ao fundo e pede para que ele interrompa a imobilização porque a mulher está grávida.

“Ela está grávida, moço. Libera ela. Para de pisar na barriga dela. Você está enforcando ela, ela tá ficando sem ar”, diz a testemunha.

Nota da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo disse que a mulher resistiu a prisão durante uma ocorrência de tráfico de drogas.

Entretanto, o comando do 17º Batalhão da PM no interior, conforme pasta, determinou o imediato afastamento do policial flagrado no que foi classificado como “desvio de conduta“.

Além disso, a secretaria disse que a mulher foi encaminhada para exames médicos em uma unidade de saúde local.

Em reação ao vídeo, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) disse ter recomendado o imediato afastamento do policial militar.

“Apesar dela ter resistido a prisão por tráfico de drogas, existe protocolo a ser cumprido e as imagens indicam conduta totalmente inadequada do policial”, escreveu o governador.

Por fim, Doria destacou que a corporação instaurou um inquérito policial militar para apurar o caso. “Ressalto meu respeito à Polícia Militar do Estado de SP, a melhor do BR, mas não deixarei de condenar excessos e violência desnecessária“, declarou Doria.