Porto de Paranaguá tem movimentação histórica

Em junho, foram exportadas ou importadas 4,605 milhões de toneladas pelo porto paranaense

O escoamento da produção agrícola brasileira atingiu seu ponto alto com o pico do período de colheita de grãos, preço das commodities em alta e câmbio favorável para o agricultor. A combinação de fatores, aliada a uma estrutura portuária pronta para receber a demanda do campo, resultou na maior movimentação mensal da história do Porto de Paranaguá.

Em junho, foram exportadas ou importadas 4,605 milhões de toneladas pelo porto paranaense. O resultado é 0,3% superior ao antigo recorde, registrado em maio de 2013, quando o porto movimentou 4,591 milhões de toneladas. A marca de 2015 é 12,7% superior às 4,08 milhões de toneladas movimentadas em junho de 2014. O recorde se dá principalmente por causa da exportação da agropecuária.

Chuvas causam prejuízo para lavouras

Inundações e chuvas têm afetado os três estados do sul do Brasil nos últimos dias, gerando preocupação com as áreas de trigo. Em algumas áreas do Rio Grande do Sul, a umidade relativa do ar chegou a alcançar 100% nesta semana.

No caso do Paraná, algumas partes das lavouras estão na fase de floração e as chuvas são três vezes acima do normal. O percentual de áreas de trigo consideradas em boas condições no estado caiu de 94% para 90%, segundo dados oficiais.

Bovino

Em São Paulo a pressão sobre a arroba do boi gordo segue por mais uma semana. Uma menor demanda no mercado interno e externo tem reduzido à necessidade de compra dos frigoríficos, que com seus abates ajustados estão ofertando menos pela arroba. No mercado paulista os negócios variam entre R$ 142,00 e R$ 145,00 a arroba no mercado à vista.

A pressão de baixa sobre a arroba do boi gordo também é fator de desmotivação para compras de animais de reposição. Os negócios já não acontecem com a mesma intensidade nos preços mais altos e, aos poucos, as referências vêm recuando.

15 jul 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando