Programa 'Veterinário Mirim' instrui crianças para a educação ambiental

Projeto de lei instrui crianças a educação animal. (Foto: Divulgação/Chico Camargo)

Projeto de Lei visa orientar alunos do 5° ano do Ensino Fundamental sobre guarda responsável e bem-estar animal

A vereadora Katia Dittrich (SD) apresentou o projeto de lei “Programa Veterinário Mirim”, que tem a finalidade de instruir alunos do 5° ano do Ensino Fundamental para a guarda responsável, zoonoses, adoção e bem-estar animal.

Com a possibilidade de parceria entre as escolas municipais, ONGs de defesa dos direitos dos animais, Câmara de Curitiba e empresas públicas e privadas, a parlamentar prevê a realização de concursos culturais entre estudantes para conscientização sobre o tema.

Caso a lei seja aprovada e sancionada pelo prefeito, o programa ficaria a cargo das secretarias municipais de Educação, da Saúde e do Meio Ambiente. O texto aponta dotações orçamentárias próprias para a iniciativa, suplementadas e vigor a partir da data de publicação da norma no Diário Oficial do Município.

Para a vereadora, o Programa Veterinário Mirim irá reforçar a educação como medida para diminuir a quantidade de cães nas ruas “buscando despertar nos professores senso crítico quanto às questões voltadas à prevenção de zoonoses, promoção de bem-estar animal e orientação na guarda responsável de animais domésticos de companhia, além de instruir os alunos de 5º ano, tornando-os multiplicadores do conhecimento adquirido com o concurso, que serão certificados como ‘Veterinários Mirins’ em suas comunidades”.

Kátia também sugere que o Executivo realize campanhas publicitárias sobre o tema, para que as próximas gestões municipais continuem realizando o projeto que ela acredita ser eficaz a longo prazo.

Leia mais

Unidade móvel de castração inicia atendimento a cães e gatos em Curitiba

1 fev 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando