Projeto que visa proibir pulverização aérea de agrotóxicos é arquivado

A Cooperativa Cocamar realizou ontem (1º de maio) a festa do trabalhador.  O evento, na Associação Cocamar, em Maringá, teve como tema “Segurança”. A festa reuniu mais  de 2 mil colaboradores, representando todas as unidades da cooperativa nas regiões noroeste e norte do Estado. Foram diversas  competições, concursos,  premiações e sorteios. (FLAMMA)

Milho

E quem plantou milho safrinha fora do zoneamento agrícola poderá ter redução na produtividade, acredita-se que em torno de 20 % do milho  no Estado foi semeado mais tarde.  Muitas áreas  apresentam  ataque de pragas, principalmente o percevejo, podendo também interferir na produção. (SEAB)

Café

E a colheita do café passa por um momento complicado com a persistente queda dos preços, desestimulando os produtores, que podem abandonar as lavouras. Os produtores alegam que o preço pago hoje não cobre o custo de produção. (SEAB)

Agrotóxicos

O Projeto de Lei que visava proibir a pulverização aérea de agrotóxicos no Paraná foi arquivado pela Assembleia Legislativa do Estado após passar pela Comissão de Constituição e Justiça. O relator da matéria, deputado Hermas Brandão Júnior, emitiu parecer contrário à aprovação da lei por considerá-lo inconstitucional. De acordo com a manifestação da Secretaria da Agricultura, a pulverização aérea reduz a quantidade de agrotóxicos por unidade de área, exigindo, dessa forma, outros meios de minimizar os possíveis danos causados pela má utilização dos defensivos agrícolas. (OCEPAR)

Leite

O preço do litro do leite pago ao produtor subiu para R$ 0,88 (preço líquido, “média Brasil”) em abril, um aumento de 3,4 centavos/litro em relação a março. Os cálculos foram feitos pelo Cepea (Centro de Estudos Avançado em Economia Aplicada da Esalq/USP). A pesquisa contemplou vários estados, entre eles o Paraná. Com o somatório de frete e impostos, o preço bruto do produto teve média de R$ 0,95/litro, valor 3,7% superior ao de abril de 2012 e o maior desde outubro de 2011, em termos reais – considerando-se a inflação (IPCA) do período. (Sou Agro)

Milho

A Conab realizará na próxima segunda-feira (06), leilão de compra de milho que deve se entregue no Ceará, Paraíba e Pernambuco. Serão compradas 83 mil toneladas de milho de produtores rurais, cooperativas e comerciantes. O preço será definido pela Conab dois dias antes da realização do leilão. O custo do frete é por conta do vendedor. Produtores interessados devem procurar corretoras com atenção as exigências do aviso nº81, que trata dos padrões e especificações do produto. (Conab)

Soja

As exportações de soja da América do Sul aceleraram após um início lento dos embarques da nova safra em 2013 e podem atingir um novo recorde em maio, avaliou a consultoria de oleaginosas Oil World, na última terça-feira (30). Os gargalos portuários têm limitado as exportações da nova safra de soja brasileira, enquanto as vendas dos produtores argentinos caíram parcialmente por conta de insatisfações com dados oficiais de câmbio. (Reuters)

2 maio 2013, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando