Cinco milhões de estudantes já se inscreveram para a prova do Enem 2019. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Prova do Enem 2019: inscrições terminam nesta sexta-feira (17)

As inscrições seguem até às 23h59 desta sexta-feira (17), e devem ser ser feitas pela internet, na Página do Participante.

De acordo com o Inep, é importante que os interessados em realizar a prova não deixem para se inscrever de última hora. “São comuns os picos de acesso ao sistema de inscrição nos últimos minutos”, alerta.

A inscrição da prova custa R$ 85, e o pagamento deve ser feito até o dia 23 de maio. Até o momento, conforme o Inep, 53% tiveram a isenção aprovada.

Isenção do pagamento

Para receber a isenção do pagamento da taxa da prova, os participantes devem atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Para participar do exame, esses candidatos devem também fazer a inscrição até amanhã.

Inscrições pelo celular

Neste ano, os participantes estão usando mais o celular e o tablet para fazer as inscrições.  Até quarta-feira (15), cerca de 60% dos candidatos haviam feito a inscrição de forma mobile.

Enem 2019

A prova do Enem será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro de 2019. No primeiro dia, os participantes vão responder a questões de linguagens e ciências humanas e a redação. Para isso, terão cinco horas e 30 minutos.

No segundo dia, os estudantes vão ter cinco horas para resolver as provas de ciências da natureza e matemática.

Gabaritos

Por fim, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep e no aplicativo oficial do Enem até o dia 13 de novembro.

Notas do Enem

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar em instituição pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para obter bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

16 maio 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando