Sem Teori Zavascki não haveria Lava Jato, afirma Sergio Moro em nota

Foto: Jales Valquer, Fotoarena, Estadão Conteúdo

Juiz pediu que legado de ‘serenidade, seriedade e firmeza’ não seja esquecido; veja outros depoimentos

Veja depoimentos sobre a morte do ministro Teori Zavascki esta tarde na queda de um avião de pequeno porte no mar em Paraty (RJ). 

Sergio Moro, juiz
“Tive notícias do falecimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki em acidente aéreo. Estou perplexo. Minhas condolências à família. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lava Jato. Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido.” 

Beto Richa, governador do Paraná
“Uma perda inestimável. Todos ficamos chocados. O ministro Teori Zavaski vinha se destacando no Supremo Tribunal Federal pela profundidade e pela maturidade de seus votos e de seus pareceres. Atuava com serenidade e discernimento num momento em que o país tanto precisava. Fará muita falta às nossas instituições. Vamos nos espelhar no ministro Teori Zavaski, no seu exemplo, para superar os desafios que se apresentam. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos.

Pela regra, novo relator da Lava Jato seria ministro indicado pelo Planalto

Procuradores da Lava Jato no Paraná
“Os procuradores que integram a força-tarefa Lava Jato na Procuradoria da República no Paraná lamentam o falecimento do magistrado e professor Teori Albino Zavascki, relator da operação no Supremo Tribunal Federal. O ministro Zavascki teve uma trajetória profissional marcada pela lisura e pela seriedade. Sua atuação firme na relatoria da operação honrou o Supremo e foi um louvável serviço prestado ao país.”

Michel Temer, presidente da República
“Neste momento de luto, manifesto, eu e minha equipe, aos familiares do ministro e dos demais integrantes do voo, meus sentimentos de pesar e associo-me a todos os brasileiros ao lamentar a perda de um homem público cuja trajetória impecável a favor do direito e da justiça sempre o distinguiram. O ministro Teori era um homem de bem e era orgulho par todos os brasileiros. Nós estamos decretando luto oficial por um período de três dias, uma modesta homenagem a quem tanto serviu à classe jurídica, aos tribunais e ao povo brasileiro.”

Dilma Roussef, ex-presidente da República
“É com imenso pesar que recebo a notícia da trágica morte do ministro Teori Zavascki. Hoje perdemos um grande brasileiro. Como juiz e cidadão, Teori se consagrou como um intelectual do Direito, zeloso das leis e da Justiça. Tive o privilégio de indicá-lo para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com ampla aprovação do Senado. Desempenhou esta função com destemor como um homem sério e íntegro. Lamento a dor da família e dos amigos, recebam meus sentimentos de pesar e respeito.”

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República
“O Brasil perdeu hoje um cidadão que honrou a magistratura em todos os postos que ocupou. Minha solidariedade à família do ministro Teori Zavascki e aos membros do STF.”

Renan Calheiros, senador e presidente do Congresso Nacional
“Em nome do Congresso Nacional, manifesto minhas condolências à família e rogo pelo rápido esclarecimento das causas desse trágico acidente.”

Rodrigo Janot, procurador-geral da República
“É inegável e inquestionável a grande contribuição que o ministro Teori Zavascki deu ao Estado Democrático de Direito Brasileiro a partir da sua atuação como magistrado. Ele honrou o papel de magistrado ao atuar de forma ética, honrada, isenta, discreta e extremamente técnica durante toda a sua carreira.”

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo
“O Brasil perde um homem da Justiça, e os brasileiros, um dos protagonistas da Justiça. Teori Zavascki era uma das pessoas mais lúcidas e coerentes do Judiciário. Um humanista, tolerante e atencioso com as pessoas e suas diferentes formas de pensar, era modelo de sobriedade do magistrado.”

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados
“Sob grande impacto e consternação recebi a informação da morte do ministro Teori Zavascky. O ministro engrandeceu o Supremo Tribunal Federal com uma postura firme, discreta e justa. Neste momento, em nome da Câmara dos Deputados, dirijo meus pensamentos e orações aos familiares e aos milhares de brasileiros que compartilham o sentimento de grande tristeza.”

19 jan 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando